Uma tragédia marcou a cidade de Santa Bárbara d'Oeste, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira (19), quando um adolescente de 16 anos morreu após ser atingido por um disparo acidental de espingarda de pressão. O incidente ocorreu enquanto o jovem jogava videogame com amigos em um apartamento.
O momento do acidente
De acordo com o boletim de ocorrência a que a EPTV, afiliada da TV Globo, teve acesso, o grupo de quatro amigos estava reunido no apartamento de um deles quando encontraram uma pistola de pressão que pertencia à mãe do anfitrião. A mulher não estava em casa no momento do ocorrido.
O adolescente que morava no local sabia que havia uma segunda arma, uma espingarda de pressão, guardada na cama da mãe e decidiu mostrar o equipamento aos amigos. O grupo chegou a sair para prédios abandonados próximos, onde fizeram alguns disparos, antes de retornar ao apartamento.
O disparo fatal
Enquanto dois dos jovens voltaram a jogar videogame, os outros dois ficaram manuseando a espingarda. Um deles foi ao banheiro, deixando o outro sozinho com a arma. Em depoimento à polícia, o adolescente que segurava a espingarda afirmou que não conseguiu sustentar o peso do equipamento, que balançou "como um pêndulo", causando o disparo acidental.
O chumbo atingiu a nuca do adolescente de 16 anos que estava jogando videogame, que caiu desacordado imediatamente. Inicialmente, os amigos acharam que ele estivesse fingindo, mas ao verem sangue, entraram em pânico e acionaram a Polícia Militar pelo 190. Um vizinho prestou os primeiros socorros até a chegada do resgate.
Internação e óbito
O adolescente foi levado inicialmente ao Pronto-Socorro Edson Mano e depois transferido para uma UTI no Hospital Santa Bárbara, onde permaneceu internado desde 10 de novembro. Após mais de uma semana de internação, o jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu nesta quarta-feira (19).
A Polícia Científica apreendeu as duas armas de pressão e uma caixa de chumbinhos. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Santa Bárbara d'Oeste como disparo acidental.
O velório e o sepultamento do adolescente estão marcados para esta sexta-feira (21), em Santa Bárbara d'Oeste, onde familiares e amigos se reunirão para a última despedida.