Tatuzão libera Linha 11-Coral antes do prazo; veja como fica o tráfego
Tatuzão libera Linha 11-Coral antes do prazo previsto

O serviço da Linha 11-Coral da CPTM foi totalmente retomado nesta segunda-feira, dia 5, após uma interdição de uma semana que afetou o trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. A paralisação, necessária para a passagem da tuneladora Shield, conhecida como Tatuzão, foi concluída antes do prazo inicial, que era até quarta-feira (7).

Obra da Linha 2-Verde avança com Tatuzão

A interrupção no tráfego de trens foi um procedimento de segurança essencial para as obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô. O Tatuzão iniciou a escavação em uma área de solo arenoso, próxima aos trilhos da Linha 11-Coral, na região onde será construída a futura estação Penha, na Zona Leste de São Paulo.

Devido à complexidade do terreno, o solo foi monitorado continuamente durante todo o período de interdição. Com a conclusão antecipada das atividades críticas nesse trecho, a liberação da linha pôde ser feita mais cedo, beneficiando milhares de passageiros.

Medidas de segurança e integração permanecem

Apesar da retomada total das operações, os trens da Linha 11-Coral vão continuar passando pela região da Penha com velocidade reduzida, como uma medida de segurança adicional. Além disso, as integrações gratuitas entre o Metrô e a CPTM nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé já estão abertas desde as 4h40 desta segunda-feira.

O reforço do Sistema Paese foi mantido durante o horário de pico da manhã. As empresas Metrô e CPTM vão avaliar ao longo do dia a necessidade de manter esse reforço também no horário de pico da tarde e nos próximos dias, conforme a demanda dos usuários.

Próximos passos da tuneladora

Após concluir o trabalho crítico próximo à Linha 11-Coral, a tuneladora Shield seguirá seu trajeto em direção ao poço de ventilação Soares Neiva, que fica antes da futura estação Aricanduva. O avanço do Tatuzão é um marco importante para a expansão do sistema metroviário na região leste da capital paulista.

A retomada antecipada do serviço demonstra a eficiência no planejamento das obras, minimizando o impacto no transporte público. Passageiros devem ficar atentos apenas à redução de velocidade no trecho da Penha, que é uma precaução padrão em obras deste porte.