O processo de cadastro e recadastro para o benefício do Vamu Escolar já está aberto e os estudantes têm um longo prazo para regularizar sua situação. As inscrições começaram na última sexta-feira, 2 de fevereiro, e seguem até 31 de março de 2026, conforme anunciado pela equipe do Vamu Mobilidade.
Como fazer o cadastro do Vamu Escolar pelo aplicativo
A forma mais prática para os estudantes é realizar todo o procedimento de forma digital. Basta acessar o aplicativo oficial do Vamu, enviar todos os documentos necessários diretamente pelo celular, incluindo uma foto atualizada, e aguardar a análise.
Após a conferência da documentação pela equipe responsável e a aprovação, o sistema gera o pagamento de uma taxa. O valor deve ser quitado exclusivamente via PIX, utilizando um QR Code fornecido. Com a confirmação do pagamento, o processo é finalizado e o cartão de transporte estudantil fica devidamente ativo.
Opção presencial: documentos e locais de atendimento
Para quem prefere ou precisa do atendimento face a face, a modalidade presencial também está disponível. É necessário comparecer a um dos postos levando a documentação completa. Os documentos obrigatórios são:
- Registro Geral (RG) do estudante;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do estudante;
- Comprovante de residência completo (com CEP) emitido há, no máximo, três meses;
- Ficha de Cadastro/Recadastro da instituição de ensino para 2026, preenchida, carimbada com o CNPJ e assinada pela escola;
- Uma foto 3x4, colorida e recente.
Para o cadastro inicial, os pontos de atendimento são a sede do Vamu Mobilidade, na Rua Buarque de Macedo, 549, no Centro de Maceió (funcionando das 7h às 17h), e o terminal de ônibus do Benedito Bentes, na Avenida Norma Pimentel da Costa (das 7h às 16h).
Já para o recadastro, além desses dois locais, os estudantes também podem se dirigir aos terminais do Colina, Cruz das Almas, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra e Trapiche da Barra.
Prazos e consequências do atraso
É fundamental que os estudantes fiquem atentos ao prazo final. Após o dia 31 de março de 2026, além de precisarem pagar a taxa regular de cadastro ou recadastro, os usuários estarão sujeitos a uma multa de R$ 9,00 por cada mês de atraso.
Outra consequência direta para quem não fizer o recadastramento no ano de 2026 é a limitação na compra de créditos. O estudante não recadastrado só poderá adquirir créditos escolares até 28 de fevereiro de 2026. Depois dessa data, a compra de créditos ficará restrita apenas aos estudantes que tiverem seu cadastro ou recadastro em dia junto ao Vamu Mobilidade.