Estrada do Derba terá desvios a partir de sábado (6) por obras do VLT
Desvios na BA-528 para obras do VLT de Salvador começam sábado

A partir deste sábado, 6 de julho, o tráfego na BA-528, conhecida como Estrada do Derba, passará por mudanças significativas. As alterações são necessárias para dar continuidade às obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e da Região Metropolitana, além da duplicação da própria via.

Novos fluxos de trânsito a partir de sábado

O Consórcio VLT Salvador, responsável pela execução do Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras, realizará novas intervenções. Uma parte da pista duplicada será liberada, permitindo que os motoristas utilizem a nova estrutura enquanto os trabalhos prosseguem na via permanente do VLT e na conclusão da duplicação.

De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os desvios são fundamentais para manter o ritmo das obras. Os condutores que seguem em direção a Paripe deverão acessar o desvio na altura do posto Shell para entrar na pista nova.

Sentido Águas Claras também terá mudança

Já para quem trafega no sentido oposto, rumo a Águas Claras, a alteração será diferente. O desvio ocorrerá na rotatória do Hospital do Subúrbio. Esta mudança é necessária para permitir o avanço da construção de uma passagem inferior naquela área.

O Consórcio VLT Salvador não informou a duração exata dessas alterações temporárias. A orientação para os motoristas é de atenção redobrada à sinalização e às equipes de trabalho no local, garantindo a segurança de todos.

Obras avançam para conclusão do projeto

As intervenções são mais uma etapa no cronograma do ambicioso projeto de mobilidade. O consórcio pede a colaboração dos usuários da via, destacando que essas mudanças são essenciais para cumprir os prazos de entrega do VLT.

Enquanto os motoristas se adaptam aos novos fluxos, as equipes de obra trabalham simultaneamente na infraestrutura dos trilhos e na finalização da duplicação da BA-528. A expectativa é que, com a conclusão, a via ofereça maior capacidade e fluidez para o tráfego, integrada ao novo sistema de transporte sobre trilhos.

Os primeiros trens do VLT de Salvador já foram apresentados, e a previsão é de que os testes nos trilhos comecem no início de 2026. O projeto representa um investimento significativo em mobilidade urbana para a capital baiana e seu entorno metropolitano.