O médico brasileiro Cauê Brunelli Dezotti, de 38 anos, morreu na última sexta-feira (28 de novembro) em Lima, capital do Peru, vítima de um trágico acidente durante um passeio turístico. O palmeirense, que viajou para acompanhar a final da Conmebol Libertadores, bateu a cabeça contra uma ponte enquanto estava em um ônibus de dois andares aberto, conhecido como Mirabus.
Detalhes do acidente e investigação
O acidente ocorreu na ponte Bajada de los Baños, no distrito de Barranco, enquanto o veículo fazia parte de um comboio que transportava torcedores pelo "Circuito de Playas", na Costa Verde. Imagens gravadas momentos antes mostram passageiros do mesmo ônibus desviando de galhos e fios soltos, cantando hinos do Palmeiras. Em um dos vídeos, é possível ouvir um alerta: "cabeça, cabeça".
Um torcedor que estava no passeio e pediu anonimato relatou ao g1 que todos do grupo estavam em pé no segundo andar e que o trânsito no local era complicado. Ele admitiu que o grupo se colocou em risco. "É uma falta de responsabilidade, se a gente for pensar hoje. Mas estava todo mundo em pé. Em nenhum momento ninguém falou 'abaixa'", contou, acrescentando que apenas o motorista estava presente, sem representantes da organização do evento.
A polícia peruana informou que alguns torcedores "estavam saltando no segundo nível" do ônibus e não perceberam a aproximação da ponte. A Autoridade de Transporte Urbano para Lima e Callao (ATU) apontou graves irregularidades: o ônibus não tinha autorização para transporte turístico e o motorista não possuía habilitação adequada. Após as investigações, o veículo, que tem mais de 15 anos, será levado a um depósito e pode virar sucata.
Quem era Cauê Brunelli Dezotti
Cauê era um médico urologista especializado em cirurgia robótica, com consultórios em Limeira e Campinas, no interior de São Paulo. Ele também era professor admirado da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Araras (SP). O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) emitiu uma nota de pesar, destacando sua competência, ética e generosidade, afirmando que ele "deixa uma marca profunda na Medicina paulista".
Repatriação e cerimônias
O corpo do médico deve chegar ao Brasil nesta quarta-feira (4 de dezembro), pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O velório está marcado para começar às 15h desta quarta, no Grupo Bom Pastor de Limeira. Às 17h30, haverá uma cerimônia no Monumental, na Avenida Major José Levy Sobrinho, nº 2308, também em Limeira. O funeral poderá ser acompanhado online pela transmissão no site do Grupo Bom Pastor. A cremação está prevista para as 18h.
A Embaixada do Brasil em Lima tem prestado apoio à família. Tanto o Palmeiras quanto o prefeito de Limeira, Murilo Félix, emitiram notas de pesar e solidariedade aos familiares e amigos de Cauê.