Flamengo tem esquema de trânsito para embarque à final da Libertadores
Esquema de trânsito para embarque do Flamengo à final

A cidade do Rio de Janeiro preparou um esquema especial de trânsito para facilitar o deslocamento da delegação do Flamengo até o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). O time rubro-negro embarca na tarde desta quarta-feira (26) rumo a Lima, no Peru, onde disputará a final da Libertadores contra o Palmeiras no próximo sábado (29).

Operação conjunta para a delegação rubro-negra

O planejamento logístico foi desenvolvido em parceria entre a Prefeitura do Rio, através do COR-Rio, as concessionárias de serviços públicos, a administração do aeroporto (RioGaleão) e o próprio Clube de Regatas do Flamengo. A delegação contará com escolta policial durante todo o trajeto desde o Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade.

O voo fretado está programado para decolar às 17h desta quarta-feira, mas a operação terá início às 14h. A expectativa das autoridades é que aproximadamente 10 mil torcedores acompanhem o embarque da equipe, que busca seu terceiro título da competição continental.

Trajeto e orientações para a torcida

Os ônibus da delegação seguirão uma rota pré-determinada: sairão do CT do Flamengo na Estrada dos Bandeirantes e seguirão pela Avenida Salvador Allende, Avenida Abelardo Bueno, Avenida Engenheiro Carlos Carvalho, Curva Chico Anysio, Avenida Ayrton Senna, Linha Amarela, Linha Vermelha até a Ponte Velha, com destino final no Terminal de Cargas do Galeão.

O ponto oficial de concentração da torcida será no Terminal Aroldo Melodia, na Cidade Universitária. As autoridades orientam que os torcedores não permaneçam nas proximidades do Ninho do Urubu nem ao longo do trajeto, já que não está prevista nenhuma parada dos ônibus até a chegada ao aeroporto.

Interdições e alternativas de trânsito

A partir das 14h, serão implementadas as seguintes interdições no entorno do aeroporto:

  • Estrada do Galeão - pista sentido Centro, entre a alça de acesso à Ponte Nova e a alça de acesso da Linha Vermelha (sentido Duque de Caxias)
  • Ponte Velha do Galeão, totalmente interditada nos dois sentidos

Para minimizar os impactos no tráfego, foram estabelecidos os seguintes desvios:

  • Veículos com destino ao Centro deverão utilizar a Ponte Nova
  • Veículos com destino à Linha Vermelha (sentido Duque de Caxias) seguirão pela Ponte Nova → Via Expressa Presidente João Goulart (sentido Centro) → Avenida Brigadeiro Trompowski → retorno na Ilha do Fundão → alça de acesso da Linha Vermelha (sentido Baixada)

A chegada e saída da Ilha do Governador deverão ser feitas exclusivamente pela Ponte Nova durante o período de bloqueios. As linhas de ônibus municipal e intermunicipal que utilizam a Ponte Velha também terão seus itinerários desviados para a Ponte Nova.

A Mobi-Rio reforçará a operação das linhas de BRT que atendem o Terminal Aroldo Melodia: 42 (Madureira x Galeão), 43 (Santa Efigênia x Fundão) e 90 (Gentileza x Fundão). As vias interditadas serão liberadas assim que houver a dispersão do público após a passagem da delegação.