Contran acaba com o teste da baliza para candidatos a motorista em todo o Brasil
O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) confirmou nesta segunda-feira, 2, que vai eliminar a baliza da prova prática para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão segue o estabelecido no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, lançado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no domingo, 1º.
Manual nacional traz mudanças significativas
De acordo com a Senatran, o novo manual está mais alinhado à realidade do trânsito brasileiro. O órgão esclarece que o exame de baliza deixou de ser uma etapa obrigatória da prova prática. Em vez disso, a avaliação passa a observar o condutor em situação real de tráfego, abandonando a manobra específica feita em um espaço isolado e pouco representativo do dia a dia.
Rio de Janeiro se junta a outros estados
Com a adesão do Rio de Janeiro, agora são cinco estados brasileiros que não exigem o teste de baliza durante a prova prática para a CNH. No entanto, o tema não é totalmente novo: dez estados já haviam eliminado a exigência anteriormente. Por exemplo:
- O Distrito Federal deixou de aplicar o teste em 2004.
- No estado de Mato Grosso, a baliza deixou de ser obrigatória em janeiro, com mudança gradual até 10 de fevereiro.
O Detran-RJ ainda não detalhou quando a mudança será implementada de forma obrigatória no estado.
Contexto da nova CNH no Rio
Vale ressaltar que, no Rio de Janeiro, a nova CNH já está sendo emitida desde 1º de junho no Detran-RJ e em 16 cartórios civis. Essa atualização no processo de habilitação reflete um esforço contínuo para modernizar e adequar os exames às necessidades reais dos motoristas brasileiros.