Blitz flagra jovem desacordado no porta-malas de carro em Fortaleza
Amigos levam colega bêbado no porta-malas e param em blitz

Uma situação inusitada e perigosa foi flagrada durante uma blitz de trânsito em Fortaleza na madrugada desta sexta-feira, 5 de julho. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) encontraram um jovem completamente desacordado dentro do porta-malas de um veículo.

O flagrante no viaduto da Humberto Monte

A abordagem ocorreu no viaduto da Humberto Monte, localizado nas proximidades da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao parar o carro, o grupo de amigos que estava no interior do veículo revelou aos agentes a presença do colega no compartimento de bagagens. As imagens do momento, gravadas por um dos ocupantes, viralizaram nas redes sociais.

No vídeo, é possível ouvir um dos amigos alertando um agente: "Tem que tirar o do porta-malas aqui. Tem um cara aqui". Em seguida, ele se dirige ao homem, identificado como Eduardo: "Ei, Eduardo. Nós caímos numa blitz. Acorda". No entanto, o rapaz permaneceu dormindo, mesmo com a movimentação e os chamados.

Procedimentos e infração gravíssima

De acordo com as informações, os outros jovens que estavam dentro do carro foram submetidos ao teste do bafômetro para verificar se haviam consumido bebida alcoólica. O g1 questionou a AMC sobre os detalhes da abordagem e as medidas tomadas, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Conduzir uma pessoa no porta-malas do veículo é considerado uma infração gravíssima, conforme estabelece o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A prática coloca a vida da pessoa em risco iminente. O artigo proíbe expressamente o transporte de pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo em casos autorizados.

Consequências legais para os condutores

Em caso de flagrante dessa infração, as penalidades são severas. O condutor está sujeito a:

  • Multa com valor gravíssimo.
  • Retenção do veículo até que a situação irregular seja sanada.

O caso serve como um alerta para os perigos de atitudes irresponsáveis no trânsito, que podem levar a acidentes graves e consequências legais sérias para todos os envolvidos.