Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) trouxe um alerta para os motoristas da região de Campinas. Dados divulgados pela autarquia mostram que 29,5% da frota de veículos local está com o licenciamento vencido. Essa infração gravíssima se tornou a principal causa de multas aplicadas na região no ano de 2025.
Multas disparam e infração vira líder no ranking
O número de autuações por dirigir com o licenciamento em atraso cresceu significativamente. Entre janeiro e novembro de 2025, foram registradas 12.882 multas desse tipo. Isso significa que, em média, um condutor foi flagrado a cada 37 minutos. No mesmo período de 2024, o Detran havia contabilizado 8.904 autuações, indicando um aumento considerável.
Com esse crescimento, a infração que antes ocupava a segunda posição no ranking regional, atrás do uso de celular ao volante, assumiu o primeiro lugar em 2025. Agora, está à frente de outras infrações comuns, como não usar o cinto de segurança e falar ao celular enquanto dirige.
Dimensão do problema e riscos para o condutor
A frota da região de Campinas, composta por 25 municípios, soma 2.552.246 milhões de veículos. Desse total impressionante, 754.350 estavam com o licenciamento vencido até novembro de 2025.
Dirigir com o documento atrasado é considerado uma infração gravíssima. As penalidades são severas e incluem:
- Multa no valor de R$ 293,47.
- Acúmulo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- Remoção do veículo para um pátio credenciado.
O custo do licenciamento anual, por sua vez, é de R$ 167,74, valor significativamente menor que a multa. O pagamento deve ser feito conforme o final da placa do veículo, seguindo o calendário do Detran-SP, que tem início em julho.
Como regularizar a situação do veículo
O diretor de veículos automotores do Detran-SP, Vinícius Novaes, comenta que a digitalização dos serviços foi um avanço para facilitar a regularização. Antes, os cidadãos enfrentavam mais dificuldades, mas hoje o pagamento pode ser realizado integralmente por canais digitais, inclusive via PIX.
No entanto, Novaes faz um alerta importante: para regularizar o veículo, não basta pagar apenas a taxa do licenciamento. É necessário que o automóvel esteja livre de qualquer outra pendência, como débitos de IPVA ou multas não quitadas.
Há uma informação crucial para quem for abordado pela fiscalização. "Eventualmente essa pessoa que foi abordada ali com licenciamento vencido, ela vai ser autuada, vai ter essa multa gravíssima, mas se ela pagar o licenciamento na hora, que já tem o documento emitido, o veículo não é recolhido para o pátio", explica o diretor. Ou seja, o pagamento imediato pode evitar o recolhimento, embora a multa ainda seja aplicada.
Municípios da região de Campinas considerados no levantamento: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Jaguariúna, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Jardim, Sumaré e Valinhos.