
Sergipe deu um importante passo na prevenção de doenças com o lançamento da nova vacina contra meningite ACWY. A campanha de imunização, que começa nesta semana, visa proteger a população contra quatro tipos da bactéria meningocócica, responsável por casos graves da doença.
O que muda com a nova vacina?
A principal diferença está na ampliação da proteção. Enquanto a vacina anterior cobria apenas os tipos A e C, a nova versão também inclui os tipos W e Y, que têm apresentado aumento de casos no Brasil nos últimos anos.
Quem pode se vacinar?
O público-alvo prioritário inclui:
- Crianças a partir de 3 meses
- Adolescentes
- Jovens até 21 anos
- Pessoas com condições médicas especiais
- Viajantes para áreas de risco
Onde encontrar a vacina?
A imunização está disponível em todas as unidades básicas de saúde do estado. Para facilitar o acesso, alguns municípios estão organizando postos volantes em locais estratégicos como shoppings e escolas.
Por que a vacinação é importante?
A meningite é uma doença grave que pode levar à morte em poucas horas. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
As autoridades de saúde de Sergipe reforçam que a nova vacina é segura e já foi testada e aprovada pelos órgãos reguladores brasileiros. A expectativa é imunizar pelo menos 70% da população-alvo nos primeiros três meses de campanha.