O ano de 2026 começou com um presente especial na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. Na madrugada desta quinta-feira, 1º de janeiro, veio ao mundo o primeiro bebê do estado no novo ano.
O nascimento do pequeno Levy
Levy Amim Monteiro nasceu exatamente às 1h01, marcando o primeiro parto registrado no Pará em 2026. O menino, filho da moradora de Vigia Soraya Sousa Amim, pesou mais de 3,5 quilos ao nascer.
Soraya estava internada na Santa Casa desde o dia 30 de dezembro. Ela realizou todo o seu pré-natal na instituição devido a um quadro de diabetes, sendo acompanhada pelo serviço de Pré-Natal de Alto Risco desde o primeiro mês de gestação.
Parto monitorado e cesariana
A mãe contou que compareceu para uma consulta de rotina na última terça-feira, com o parto originalmente previsto para a semana seguinte. No entanto, durante a avaliação, a equipe médica identificou a necessidade de antecipar o nascimento.
“Ao me avaliar a médica percebeu que já precisava me encaminhar para o parto”, relatou Soraya. Inicialmente, os profissionais tentaram a indução para um parto normal, mas a dilatação não foi suficiente.
“A toda hora, eu e o bebê fomos monitorados, e para que ele não entrasse em sofrimento, a equipe decidiu fazer a cesárea”, explicou a mãe, que comemorou o resultado: “Graças a Deus deu tudo certo e estou muito feliz”.
Mãe e bebê em recuperação
De acordo com o boletim da Santa Casa, mãe e filho passam bem e permanecem internados na maternidade. A expectativa é que recebam alta hospitalar em até dois dias, desde que mantenham as boas condições clínicas apresentadas.
A alegria do primeiro parto do ano foi seguida por mais uma, apenas 14 minutos depois. Às 1h15, nasceu Lavi, filho de Daniele dos Santos Milhomem, natural de Acará. O segundo bebê de 2026 na Santa Casa veio ao mundo por parto normal, pesando 3,230 quilos. Assim como no caso de Levy, mãe e recém-nascido também estão bem.