O presidente russo, Vladimir Putin, realizou nesta sexta-feira (19) a sua tradicional entrevista coletiva anual, um evento que misturou questões sobre a economia e a guerra com momentos de humor inusitado, incluindo uma pergunta sobre vida extraterrestre.
Uma tradição que volta após pausa
A coletiva, chamada de "Linha Direta e Retrospectiva do Ano", é uma tradição que acontece em vários formatos desde 2001. Em 2022, em um momento particularmente difícil da guerra para a Rússia, o evento não foi realizado. A edição mais longa até hoje ocorreu em 2019, com quatro horas e 54 minutos. Neste ano, a maratona de perguntas e respostas durou quatro horas e 27 minutos, 27 minutos a menos que o recorde.
O formato permite que jornalistas na plateia, incluindo alguns ocidentais, e cidadãos comuns enviem perguntas por vídeo, mensagem ou telefone. O Kremlin afirmou ter recebido a impressionante marca de 2,7 milhões de questões prévias para esta edição. Para chamar a atenção do presidente, em anos anteriores repórteres chegaram a levar bichos de pelúcia, mas desta vez apenas cartazes simples foram permitidos.
Dissenso controlado e escorregões dos censores
O evento garante um espaço para o que pode ser considerado um dissenso controlado. Durante a transmissão, um morador da cidade de Volgogrado reclamou da falta de água, enquanto outro de São Petersburgo criticou o baixo valor de sua pensão estatal.
No entanto, houve alguns deslizes na censura. Em um telão que exibia mensagens de texto do público, duas se destacaram pelo tom irônico. "Isso não é uma linha direta, é um circo", dizia uma. A outra questionava: "como é sexta, podemos beber já?".
Do casamento aos extraterrestres: os momentos fora da curva
Os momentos mais leves e inesperados roubaram a cena. Em uma interação peculiar, uma jornalista pediu que Putin piscasse com o olho esquerdo se fosse verdade que o cometa interestelar 3I/Atlas era, na realidade, uma nave alienígena.
O presidente russo entrou na brincadeira. "Vou te dizer, mas isso é estritamente entre a gente, é um segredo de Estado", disse Putin, fingindo seriedade. "É nossa arma secreta, mas não a usaremos exceto em casos extremos", brincou, antes de validar a hipótese da maioria dos cientistas de que o comportamento incomum do objeto interestelar é natural.
Em outro momento surpreendente, um homem aproveitou o evento ao vivo para pedir sua namorada em casamento e, em seguida, convidou o próprio Putin para a festa. O presidente russo não respondeu ao convite inusitado.
Contexto internacional: Europa recua em plano com reservas russas
O evento ocorre em um contexto geopolítico complexo devido à Guerra da Ucrânia. Paralelamente à coletiva, foi divulgada uma decisão importante da União Europeia. Os países europeus desistiram de um esquema que usaria reservas russas congeladas, no valor de R$ 1,17 trilhão, localizadas na Bélgica, para lastrear um empréstimo à Ucrânia.
O plano original previa que metade desse montante fosse usada para ajudar Kiev. Para evitar acusações de roubo, o valor que será destinado para evitar a insolvência do governo do presidente Volodymyr Zelenski será bancado por fundos da própria União Europeia.