Pesquisa mostra 4 aliados de Lula entre os 10 governadores mais aprovados
4 aliados de Lula entre governadores mais aprovados

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, traz um retrato detalhado da popularidade dos governadores estaduais e seus reflexos no cenário político nacional, com o olho nas eleições de 2026. O estudo da AtlasIntel, realizado entre 6 de outubro e 5 de dezembro, ouviu 200.980 pessoas e tem margem de erro de quatro pontos percentuais. O levantamento mostra que, entre os dez governadores mais bem avaliados, quatro são aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Aliados de Lula fortalecem base no Norte e Nordeste

Os quatro governadores que apoiam o Planalto e figuram no top 10 da aprovação comandam estados das regiões Norte e Nordeste, tradicionalmente áreas de força do petista. O maior destaque é o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Eleito o mais jovem do país em 2022, Fonteles ostenta uma aprovação de 69%, sendo o segundo colocado no ranking nacional. Seu desempenho na segurança pública, setor historicamente desafiador para a esquerda, é apontado como um dos fatores para o alto índice.

Em seguida, aparece o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 66% de aprovação. Em seu segundo mandato, Barbalho é cotado para ser candidato ao Senado em uma chapa de apoio a Lula, mas também surge como um nome potencial para a vice-presidência na chapa petista.

A lista de aliados inclui ainda João Azevêdo (PSB), da Paraíba, com 59% de aprovação, e Elmano de Freitas (PT), do Ceará, com 55%. Azevêdo recentemente comemorou o apoio público de Lula à sua reeleição, enquanto Elmano buscará um segundo mandato no estado que é um importante reduto eleitoral petista.

Direita também se destaca com olho na sucessão presidencial

Enquanto Lula vê sua base de apoio estadual consolidada, o campo da direita, que ainda busca definir um nome para a disputa presidencial de 2026, também apresenta governadores com alta popularidade. Liderando o ranking absoluto está o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com impressionantes 80% de aprovação. Caiado tenta convencer seu partido a lançá-lo como candidato ao Planalto.

O governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), também se credencia com 63% de aprovação, em meio a negociações para integrar uma chapa unificada da direita. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 56% de aprovação. A decisão de Tarcísio entre concorrer à reeleição ou tentar a Presidência foi complicada pelo anúncio recente do senador Flávio Bolsonaro (PL) como pré-candidato, disputando o mesmo eleitorado.

Ranking completo dos governadores mais aprovados

Confira a lista completa dos dez governadores com melhor avaliação, segundo a pesquisa AtlasIntel:

  • Ronaldo Caiado (União Brasil), Goiás: 80%
  • Rafael Fonteles (PT), Piauí: 69%
  • Helder Barbalho (MDB), Pará: 66%
  • Mauro Mendes (União Brasil), Mato Grosso: 65%
  • Jorginho Mello (PL), Santa Catarina: 63%
  • Ratinho Júnior (PSD), Paraná: 63%
  • Renato Casagrande (PSB), Espírito Santo: 61%
  • João Azevêdo (PSB), Paraíba: 59%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos), São Paulo: 56%
  • Elmano de Freitas (PT), Ceará: 55%

Cenário político se desenha para 2026

A pesquisa reforça a força eleitoral de Lula em suas bases regionais, ao mesmo tempo em que evidencia a pulverização de nomes fortes no campo oposicionista. A alta aprovação de governadores de diversos partidos demonstra que a disputa pela sucessão presidencial está longe de ter um favorito claro e deve passar por intensas negociações e formação de alianças. Os números estaduais servirão como um importante termômetro e moeda de troca na definição das chapas que vão concorrer em 2026, mostrando que a popularidade local é um ativo político valioso no cenário nacional.