Uma operação de combate à corrupção resultou na prisão de nove pessoas envolvidas em um suposto esquema que atingia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).
Lista completa dos presos
Entre os detidos estão Alessandro Stefanutto, que já ocupou o cargo de presidente do INSS, e Antônio Carlos Antunes Camilo, conhecido como "Careca do INSS". Também foi preso André Paulo Felix Fidelis, ex-diretor de Benefícios e relacionamento com o cidadão do INSS.
Envolvidos do INSS e Conafer
Do lado do INSS, a operação ainda prendeu Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, ex-procurador-geral do instituto, e Thaisa Hoffmann, empresária e esposa de Virgílio.
Já pela Conafer, foram detidos Vinícius Ramos da Cruz, presidente do Instituto Terra e Trabalho (ITT), Tiago Abraão Ferreira Lopes, diretor da Conafer e irmão do presidente da entidade, Carlos Lopes, e Cícero Marcelino de Souza Santos, empresário ligado à confederação. Samuel Chrisostomo do Bonfim Júnior, também vinculado à Conafer, completou a lista de presos.
Operação em andamento
A operação continua em andamento e novas prisões ainda podem ocorrer. As investigações buscam apurar a extensão completa do esquema e identificar outros possíveis envolvidos nos crimes investigados.
As prisões foram realizadas até a última atualização desta reportagem e todos os detidos foram encaminhados para as delegacias responsáveis pelo caso.