Campinas reabre 6 parques após chuvas de 86,6 mm; veja quais
Campinas reabre parques após fortes chuvas

A Prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo, reabriu ao público, neste domingo (4 de janeiro), os seis parques municipais que estavam com a visitação suspensa devido às fortes chuvas que atingiram a cidade.

Fechamento Preventivo por Segurança

Os espaços haviam sido fechados na sexta-feira (2) e no sábado (3) como medida de segurança. O motivo foi o registro de um acumulado de 86,6 milímetros de chuva em um período de 72 horas. A decisão pela reabertura foi tomada após uma significativa redução no volume de precipitação.

A orientação de fechamento é uma ação preventiva, conforme explica a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Os parques são áreas muito arborizadas, e condições de solo encharcado, ventos fortes e chuvas intensas podem levar à queda de árvores, mesmo que estejam saudáveis.

Quais Parques Foram Reabertos?

Os parques que retomaram as atividades normais são:

  • Parque Taquaral (Parque Portugal) – fechado desde 2 de janeiro.
  • Bosque dos Jequitibás – fechado desde 2 de janeiro.
  • Bosque Jardim Madalena – fechado desde 2 de janeiro.
  • Bosque Chico Mendes – fechado desde sábado (3).
  • Bosque da Paz – fechado desde sábado (3).
  • Lago do Café – fechado desde sábado (3).

Base Legal e Ocorrências Registradas

A decisão de fechar os parques tem base no decreto municipal nº 24.175, de 27 de novembro de 2025. A norma estabelece que os bosques e parques devem ser fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas atingir ou ultrapassar 80 milímetros em 72 horas.

O fechamento se mostrou uma medida pertinente, dado o registro de 12 ocorrências de quedas de árvores na região de Campinas entre a quinta-feira (1°) e a manhã de sexta-feira (2). Equipes de segurança foram acionadas para fazer a remoção das árvores. No mesmo período, também houve registro de alagamento em dois imóveis, mas sem necessidade de remoção dos moradores.

O índice pluviométrico registrado nesse intervalo específico foi de 36,3 mm. A região Norte da cidade foi a mais afetada no acumulado de 72 horas, com 63,2 mm.

Normalização do Trânsito e Operações

Com a melhora do tempo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também suspendeu, neste domingo (4), a operação da faixa reversiva na região do Bosque dos Jequitibás. A circulação pela Avenida Dr. Heitor Penteado, na região do Parque Portugal (Taquaral), foi liberada.

O Parque Taquaral pôde receber normalmente a "Operação Lagoa", que ocorre todos os domingos e foi mantida até as 13h. Todas essas ações foram possíveis graças à diminuição do volume de chuvas nas diferentes regiões da cidade.