Um vídeo criativo e ao mesmo tempo impactante viralizou nas redes sociais ao mostrar a dura realidade das enchentes em Rio Branco, no Acre, através de uma adaptação humorística de uma trend musical. O autor é o humorista e criador de conteúdo Rafael Barbosa, de 29 anos, que transformou um momento de caos em um protesto viral.
Da trend do mar à realidade da enxurrada
A trend original, que normalmente mostra pessoas se divertindo com as ondas do mar ao som da música 'Numa Ilha', de Marina Sena, ganhou um significado completamente diferente nas mãos de Rafael. Em vez do mar, o cenário foi a enxurrada que invadiu ruas e casas na capital acreana. A gravação foi feita após as fortes chuvas que atingiram a cidade entre os dias 11 e 12 de fevereiro, quando, em apenas nove horas, choveu impressionantes 92,2 milímetros, segundo dados da Defesa Civil Municipal.
As consequências foram severas: o Igarapé Batista transbordou, 17 bairros foram afetados e aproximadamente 800 edificações foram atingidas pelas águas. Rafael, que mora no bairro Sobral, convive há anos com esse problema, que só tem piorado.
Um problema crônico e suas causas
Em entrevista, o jovem relatou que os alagamentos são provocados pelo transbordamento de um córrego que corta a região. Ele aponta que a situação se agravou ao longo do tempo devido ao descarte de água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA II) no local, o que teria provocado o acúmulo de areia e deixado o curso d’água cada vez mais raso.
“De alguns anos pra cá começou a inundar as ruas, depois os quintais, depois as casas, até chegar no que é agora”, contou Rafael. Mesmo morando em uma área considerada mais alta do bairro, a enxurrada atinge a região sempre que chove com mais intensidade, tornando a situação recorrente e devastadora para os moradores.
Humor como ferramenta de protesto e visibilidade
A ideia do vídeo partiu dos próprios seguidores de Rafael, mas a execução teve um propósito claro e consciente. “Fiz como forma de protesto. Sei que as denúncias, quando são feitas de forma inteligente, sempre chegam mais longe”, afirmou o humorista. Ele apostou no humor e no absurdo da situação para amplificar a mensagem.
A estratégia deu certo. O vídeo já acumula mais de 168 mil visualizações e gerou uma grande identificação. “O humor e o absurdo são temas que impulsionam notícias e denúncias. Assim decidi usar a trend para dar mais visibilidade, muita gente que vive a mesma coisa compartilhou e dividiu a mesma opinião sobre o caso”, completou Rafael. A adaptação da trend musical se tornou, assim, um potente instrumento de conscientização sobre um problema urbano e ambiental que afeta centenas de famílias em Rio Branco.