Um dia repleto de magia, natureza e solidariedade coloriu o Parque Nacional do Iguaçu no último dia 15 de dezembro. A segunda edição do projeto Cataratas do Bem recebeu 140 crianças, com idades entre seis e 12 anos, de instituições públicas de Foz do Iguaçu, para uma programação natalina inesquecível no Patrimônio Mundial Natural.
Um dia de aventura e encantamento nas cataratas
Divididas em dois grupos, que participaram das atividades pela manhã e à tarde, as crianças foram recebidas no Centro de Visitantes. Lá, cada uma recebeu um boné para proteção do sol antes de embarcar no transporte interno rumo à Trilha das Cataratas. O momento mais aguardado foi o contato direto com a grandiosidade das quedas d'água, uma experiência sensorial única para a maioria dos pequenos visitantes.
Após se maravilharem com a paisagem, a programação seguiu com um lanche especial, que incluiu a distribuição de algodão-doce e pipoca. A alegria tomou conta ainda mais com a atividade de pintura facial, que deixou o dia ainda mais colorido e lúdico.
Encontro com Papai Noel e kits de presentes
O ponto alto da tarde, especialmente na época do Natal, foi o encontro com o Papai Noel. O bom velhinho, símbolo da data, não só interagiu com as crianças, mas também fez a entrega de presentes, arrancando sorrisos e olhos brilhantes. Cada participante recebeu um kit com doces arrecadados por colaboradores da Urbia+Cataratas, um livro de pintura com giz e uma garrafinha de água.
A ação foi direcionada a crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas pela Associação Fraternidade Aliança (AFA). Luana Aparecida de Oliveira, orientadora da instituição, destacou a importância da iniciativa. "É uma oportunidade única de contato com a natureza e novas experiências para os pequenos. É uma forma de trazer mais esperança para eles no próximo ano. Só temos a agradecer", comemorou.
Compromisso social que veio para ficar
Promovida pela concessionária Urbia+Cataratas, que administra a visitação turística do parque, a ação Cataratas do Bem teve sua primeira edição no ano passado e já se consolida como um evento anual. Mario Macedo Junior, CEO da empresa, reforçou o propósito do projeto. "Queremos deixar essa marca de solidariedade na empresa e de acolhimento nas crianças, doar o que a gente tem: amor e felicidade, e buscar, a cada ano, deixar mais crianças felizes", afirmou.
A iniciativa vai ao encontro dos princípios de associações de acolhimento, que buscam propiciar às crianças acesso a educação comunitária, cultura, lazer e outras experiências fundamentais para o resgate da cidadania de famílias em situação de vulnerabilidade.
Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO e administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Iguaçu se consolida não apenas como uma das principais atrações turísticas do mundo, eleita a melhor do Brasil e da América Latina em 2025, mas também como um palco para ações de responsabilidade social que transformam vidas.