A Arquidiocese de Teresina realizou um significativo anúncio no último sábado (22), revelando uma série de transferências e novas nomeações de padres que entrarão em vigor a partir de 2026. As mudanças, divulgadas pelo arcebispo Dom Juarez Marques, afetarão diversas paróquias tanto na capital teresinense quanto em várias cidades do interior piauiense.
Processo de reorganização pastoral
Segundo informações oficiais da Arquidiocese, estas alterações fazem parte do processo anual de reorganização pastoral, uma iniciativa estratégica que busca fortalecer as comunidades católicas, garantir a continuidade dos serviços religiosos e dinamizar a missão evangelizadora em toda a região.
A instituição religiosa manifestou publicamente seu agradecimento aos presbíteros pela disponibilidade em assumir novos desafios em suas trajetórias ministeriais. As primeiras cerimônias de posse estão programadas para ocorrer na primeira semana de fevereiro de 2026, marcando o início efetivo dessas mudanças.
Lista completa das transferências
Entre as principais mudanças anunciadas, destacam-se:
Pe. Fábio Carvalho Fernandes será transferido da Paróquia N. Sra. do Rosário para a Paróquia Santa Luzia, no Promorar, onde assumirá como pároco a partir de 8 de fevereiro de 2026.
Pe. Arthur Kaôoma Amaral de França deixa a Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Mafrense, para assumir como Administrador Paroquial na Paróquia S. José, em Inhuma, a partir de 28 de março de 2026.
Pe. Igor Fontenele Vieira será transferido da Paróquia São José, na Jacinta Andrade, para a Paróquia São Cristóvão, em Teresina, exercendo as funções de Vigário Paroquial e Assistente Presbiteral na Diaconia Santa Teresa.
Pe. Damião Luz Rocha assume como Administrador Paroquial na Área Pastoral Santa Rita, que foi recentemente desmembrada da Diaconia Santa Teresa, a partir de 22 de fevereiro de 2026.
Pe. Anderson Fábio de Oliveira Lopes será o novo pároco da Paróquia Santa Teresinha, no Dirceu II, deixando a Paróquia N. Sra. de Guadalupe e S. Juan Diego, na Nova Teresina.
Pe. Antônio Barbosa Ferreira transfere-se do Paróquia Santuário N. Sra. da Paz para a Paróquia N. Sra. do Ó e Conceição, em Valença, onde assumirá como pároco.
Pe. Darlei Ferreira dos Santos assume a importante função de Pároco e Reitor do Paróquia Santuário N. Sra. da Paz, vindo da Paróquia São Francisco de Assis, na Cidade Nova.
Pe. Gonçalo Teixeira Lima será o novo pároco da Paróquia N. Sra. do P. Socorro, no Mafrense, deixando a paróquia de mesmo nome em D. Lobão.
Pe. Paulo Fernandes de Castro assume como pároco na Paróquia N. Sra. Guadalupe e S. Juan Diego, na Nova Teresina, vindo do Paróquia Santuário S. Francisco de Assis, no Dirceu I.
Mais nomeações e transferências
O anúncio inclui ainda outras significativas mudanças:
Pe. Carlos Alberto Batista Lages transferido da Paróquia S. Sebastião, em Todos Santos, para a Paróquia N. Sra. do Rosário, no Cabral.
Pe. Rivaldo Muniz Araújo assume como pároco na Paróquia São Francisco, na Cidade Nova, vindo da Paróquia Sta. Teresinha, no Dirceu II.
Pe. Francimilson Gonçalves de Holanda será o novo Pároco e Reitor do Paróquia Santuário São Francisco, no Dirceu I, deixando a Paróquia S. Gonçalo, em Regeneração.
Pe. Jefferson Alves Morais transfere-se da Paróquia N. Sra. da Conceição, em Palmeirais, para a Paróquia São Bernardo de Claraval, no Centro do Designo.
Pe. Wanderley de Morais Ferreira assume como pároco na Paróquia São Gonçalo, em Regeneração, vindo da Paróquia N. Sra. Senhora do Ó e Conceição, em Valença.
Pe. Francisco Sousa Macedo Junior será Administrador Paroquial na Paróquia Santa Luzia, em Lagoa Alegre, deixando S. João Batista, em Pimenteiras.
Pe. Daniel do Nascimento Rodrigues assume como pároco na Paróquia São Sebastião, em Todos os Santos, vindo da Paróquia S. José, em Inhuma.
Pe. Francisco Rosa dos Santos transfere-se da Paróquia S. Bernardo, no Centro do Desígnio, para a Paróquia São Francisco de Assis, em Francinópolis.
Pe. Waleff Conrado Pereira Lima será o novo pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Miguel Alves, deixando a Paróquia N. Sra. dos Remédios, em União.
Pe. Davi Silva Ferreira Batista assume como Administrador Paroquial na Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, em Demerval Lobão, vindo do Paróquia Santuário Santa Cruz.
Pe. Raimundo Nonato dos Santos será pároco na Paróquia São João Batista, em Barro Duro, além de exercer a função de Assistente Presbiteral de Passagem Franca, deixando a Paróquia S. Francisco de Assis, em Francinópolis.
Preparação para 2026
Estas transferências e nomeações representam um significativo movimento pastoral dentro da Arquidiocese de Teresina, demonstrando a contínua preocupação em adequar a presença sacerdotal às necessidades das comunidades locais.
O planejamento antecipado, com anúncio feito com mais de um ano de antecedência, permite uma transição organizada e tranquila entre os padres, beneficiando tanto os religiosos quanto as comunidades que serão atendidas.
As cerimônias de posse canônica e apresentação oficial ocorrerão conforme as datas específicas estabelecidas para cada padre, sempre com horários previamente definidos para garantir a participação das comunidades envolvidas.