A jornalista, apresentadora e atriz Rita Batista lançou, em dezembro, a segunda edição do livro A vida é um presente. A obra aprofunda reflexões sobre espiritualidade e propõe mantras, orações e exercícios simples para cultivar gratidão, perdão e a criação consciente da própria realidade.
Da intuição às redes sociais: a origem do projeto
A ideia de transformar os mantras em livro surgiu a partir da resposta do público nas redes sociais. A baiana compartilhava afirmações e decretos espirituais de forma espontânea no Instagram, até que os seguidores começaram a pedir que o conteúdo fosse reunido em uma obra.
Com o aumento da demanda e a percepção de que havia ali um desejo coletivo, veio o convite da Editora Planeta, por meio do selo Academia, para organizar os mantras em formato de livro.
Um tempo diferente para reflexão
Segundo a autora, o projeto nasceu da intuição e do entendimento de que o livro oferece um tempo diferente, mais pausado e reflexivo, em contraste com a velocidade das redes sociais. A obra também dialoga com práticas de religiões de matriz africana, que fazem parte da fé da artista.
As práticas propostas no livro ajudam a preparar o espírito para um 2026 com mais equilíbrio e boas energias, contou Rita ao g1. A inspiração nasceu do exercício diário de perceber e encarar a vida como uma dádiva.
Abrir o olho de manhã e dizer ‘opa, tô aqui ainda’ é entender que estar vivo é uma grande possibilidade, afirmou.
Enfrentando a morte e celebrando a vida
A convivência próxima com a morte desde a infância e as perdas ao longo da vida reforçaram o olhar de Rita Batista para o presente. Essa brincadeira aqui acaba para todo mundo. Então, que a gente dê vivas à vida, falou.
Os mantras do “Eu Sou”
Entre os destaques da obra A vida é um presente estão os mantras do “Eu Sou”, inspirados nos ensinamentos de Saint Germain. Rita defende que tudo o que se diz após essa afirmação precisa ser positivo.
Quando você diz ‘eu sou’, você chama o mais poderoso nome de Deus. Então você precisa se desejar coisas boas, mesmo que ainda esteja em construção, explicou.
Afirmações como Eu sou paciente, eu sou próspera e a abundância entra na minha vida de maneira surpreendente e milagrosa estão entre as suas preferidas.
Rotina espiritual e cuidados com a saúde mental
Hábitos que fazem parte da rotina espiritual também são compartilhados pela escritora:
- Acordar alguns minutos mais cedo
- Evitar o celular logo ao despertar
- Agradecer conscientemente
- Manter um caderno da gratidão
Somado a isso, a terapia está em dia. Pelo menos uma vez por semana a jornalista faz uma sessão para cuidar da saúde mental.
São pelo menos dez agradecimentos por dia, pelas coisas mais simples. Isso muda a atmosfera da gente, disse.
Novos desafios profissionais
Paralelamente ao lançamento do livro, Rita Batista vive um novo momento na carreira. Aos 46 anos, ela deixou o programa É de Casa, da TV Globo, para integrar o elenco de uma novela das 18h, intitulada A Nobreza do Amor e ambientada em um reino fictício africano e no Nordeste brasileiro do pós-abolição.
Depois de 22 anos no jornalismo, eu quis experimentar emprestar meu corpo e minha energia para contar uma história de amor e atravessamentos que o Brasil ainda não viu na TV, afirmou.
O espírito da obra e da fase atual
Entre livros, mantras e novos desafios profissionais, Rita resume o espírito da obra e da fase que vive: A vida que eu crio, eu mereço. E criar uma vida melhor começa pelas palavras que a gente escolhe todos os dias, finalizou.