Animais sagrados: conheça as criaturas veneradas em diferentes religiões pelo mundo
Animais sagrados: quais são venerados nas religiões?

Em diversas culturas ao redor do mundo, certos animais são considerados sagrados e desempenham um papel central em rituais e crenças religiosas. Essas criaturas são frequentemente associadas a divindades, símbolos de pureza ou portadoras de mensagens espirituais.

Gado na Índia

Na religião hindu, as vacas são consideradas animais sagrados e símbolos de vida e maternidade. Elas são protegidas por lei e sua carne não é consumida pela maioria da população. Muitos hindus acreditam que as vacas são encarnações da deusa Kamadhenu, a "vaca dos desejos".

Gatos no Antigo Egito

Os antigos egípcios veneravam os gatos como encarnações da deusa Bastet, associada à proteção, fertilidade e maternidade. Matar um gato, mesmo acidentalmente, era punido com a morte. Até hoje, os gatos mantêm um status especial na cultura egípcia.

Macacos na Ásia

Na tradição hindu, o deus Hanuman é representado como um macaco e é reverenciado por sua força e devoção. Em muitos templos da Índia e sudeste asiático, macacos são alimentados e protegidos pelos fiéis.

Serpentes em várias culturas

As cobras são veneradas em muitas religiões. No hinduísmo, a serpente Naga é considerada divina. Nas tradições africanas e afro-brasileiras, as serpentes são associadas à sabedoria e à conexão com o mundo espiritual.

Elefantes no budismo e hinduísmo

Na Ásia, os elefantes são símbolos de sabedoria, força e boa sorte. O deus hindu Ganesha, com cabeça de elefante, é um dos mais populares do panteão hindu. No budismo, os elefantes brancos são considerados especialmente sagrados.

Esses exemplos mostram como o vínculo entre humanos e animais transcende o utilitarismo, alcançando o âmbito do sagrado em diversas tradições culturais e religiosas ao redor do mundo.