3 métodos eficazes para remover bolinhas de roupas de inverno
Como remover bolinhas de roupas sem danificar o tecido

Mesmo com todos os cuidados, é quase inevitável que peças de inverno, como blusas, casacos e sobretudos, desenvolvam aqueles incômodos bolinhos de tecido com o passar do tempo. O fenômeno, conhecido como pilling, pode dar uma aparência de desgaste até para as roupas mais queridas. Felizmente, o site da especialista em organização Martha Stewart reuniu dicas práticas para resolver o problema de forma rápida e, o mais importante, sem danificar as fibras das peças.

Por que as roupas criam bolinhas?

A formação dos pequenos aglomerados arredondados ocorre quando fibras soltas na superfície do tecido se unem. Essas bolinhas ficam presas ao material e têm uma tendência clara de se acumularem nas áreas que sofrem mais atrito no dia a dia.

Alguns movimentos comuns favorecem esse processo, como o constante contato da alça de uma bolsa com o ombro do casaco ou o movimento natural dos braços contra o corpo no caso de blusas. Além disso, as lavagens na máquina são um fator significativo, pois as peças esfregam umas nas outras durante o ciclo, soltando e emaranhando as fibras.

Quais tecidos são mais propensos ao problema?

Nem todos os materiais têm a mesma probabilidade de formar bolinhas. Tecidos com fibras mais curtas e fofas estão no topo da lista dos mais vulneráveis.

Malhas macias como lã e cashmere, além de algodão e acrílico, são campeãs em criar pilling. Por outro lado, alguns materiais demonstram maior resistência. A seda e o linho, por exemplo, estão entre os tecidos mais duráveis contra esse efeito.

Materiais compostos por fibras longas e compactas, como o algodão egípcio, também tendem a se manter íntegros por muito mais tempo, oferecendo uma vida útil maior sem a aparência de desgaste.

Três métodos testados para eliminar as bolinhas

Existem soluções acessíveis e eficazes para devolver a aparência nova para suas peças. A escolha do método ideal depende, principalmente, da delicadeza do tecido.

1. Máquina de tirar bolinhas

Para a maioria das peças de malha, este é o método mais rápido e eficaz. O procedimento é simples: estique bem a peça sobre uma superfície plana, mantenha o tecido alinhado e passe o aparelho com leve pressão sobre as áreas afetadas. Uma alternativa caseira é usar uma lâmina de barbear antiga e sem fio, mas é preciso extremo cuidado para não aplicar força excessiva e rasgar o tecido.

2. Removedor de bolinhas ou pedra-pomes

Se você está lidando com malhas mais delicadas ou frágeis, como um cashmere fino, o ideal é optar por ferramentas menos agressivas. Um removedor específico para blusas (encontrado em lojas on-line) ou uma simples pedra-pomes são excelentes opções. Esses itens conseguem levantar e remover as bolinhas sem danificar a estrutura das fibras. Novamente, trabalhe com a peça esticada em uma superfície plana, fazendo movimentos suaves e circulares, e vá juntando os resíduos que se soltarem.

3. Fita adesiva larga ou rolo tira-pelos

Para casos mais leves, onde as bolinhas estão apenas começando a se formar, soluções caseiras podem ser surpreendentemente eficazes. A fita adesiva larga é uma aliada poderosa: basta pressionar um pedaço sobre o tecido e retirar, repetindo o processo até que a área esteja limpa. Outra opção prática, que muitas pessoas já têm em casa, é o rolo removedor de pelos. Seu lado adesivo cumpre a mesma função, catando os pequenos aglomerados de fibras de forma rápida e não abrasiva.

Com essas técnicas, é possível prolongar significativamente a vida útil e a boa aparência das suas roupas de inverno favoritas, combatendo o desgaste natural sem precisar abrir mão do conforto e do estilo.