O mês de dezembro começa com uma programação cultural diversificada e intensa na região metropolitana do Recife. Uma série de shows, espetáculos teatrais, festivais e exposições movimentam a cena artística local, oferecendo opções para todos os gostos e idades. Entre os grandes destaques estão apresentações de nomes consagrados como Vanessa da Mata, Luísa Sonza, Xamã e o tradicional espetáculo de Natal da Caixa Cultural.
Shows e festivais agitam o fim de semana
A música é um dos pontos fortes da programação. No sábado (6), Vanessa da Mata sobe ao palco do Teatro Guararapes, em Olinda, para apresentar a turnê "Todas Elas". O show traz músicas do álbum homônimo, lançado em maio, e sucessos de sua carreira, incluindo a parceria com João Gomes, "Comentário a Respeito de John". Os ingressos começam em R$ 110.
Outro grande evento musical é o Festival Pernambuco Meu País – Edição Verão, que acontece de sexta (5) a domingo (7) no Parque Aldeia dos Camarás, em Camaragibe. Com entrada gratuita, o festival reúne um line-up eclético. Na sexta, se apresentam Dorgival Dantas e Raí Saia Rodada. No sábado, é a vez de Xamã, Duda Beat e Luísa Sonza agitarem o público. O domingo fecha com shows de Michelle Andrade e Priscila Senna.
O Festival No Ar Coquetel Molotov chega à sua 22ª edição no sábado (6), no campus da UFPE. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, o evento terá mais de 12 horas de música com atrações como Gaby Amarantos, Duquesa, Don L e Urias, distribuídas em três palcos. Os ingressos têm preços a partir de R$ 100.
Teatro, cultura popular e eventos gratuitos
Para os amantes das artes cênicas, a semana também é recheada. O ator Marcelo Serrado apresenta o monólogo "Terapia" no Teatro Luiz Mendonça, no sábado e domingo (6 e 7). No mesmo fim de semana, o Teatro Hermilo Borba Filho recebe o espetáculo "Eu não sou João Caetano", com o ator pernambucano Alexandre Guimarães. Ambas as peças têm ingressos a preços populares.
A tradição natalina ganha destaque no domingo (7) com o espetáculo "Caixa de Natal", na Caixa Cultural Recife. A 11ª edição do evento terá a participação especial da cantora Roberta Sá e do bandolinista Hamilton de Holanda, acompanhados pelo Coral Caixa. A apresentação, que acontece das 18h às 19h30, é gratuita e também arrecada alimentos para a campanha Caixa de Natal Sem Fome.
Outro evento gratuito e familiar é o show especial "Festa dos Bichos - Especial de Natal", do Mundo Bita, que acontece no rooftop do Shopping Tacaruna nos fins de semana de dezembro (dias 6, 7, 13 e 14), sempre às 17h.
Exposições em cartaz celebram diversidade e memória
A cena das artes visuais também está fervilhando. O Museu Cais do Sertão sedia até 15 de dezembro a exposição "Vidas em Cordel", que reúne trabalhos de artistas pernambucanos como Jorge Filó e Susana Morais. Já a Galeria de Arte Capibaribe (UFPE) apresenta até 17 de dezembro a mostra "Foto Preta", com curadoria de Ronald Cruz, celebrando o protagonismo de 20 fotógrafos negros do estado.
No Paço do Frevo, duas exposições de longa duração convidam para um mergulho na cultura pernambucana: "Frevo pra Vestir", que fica até fevereiro de 2026, e a exposição principal permanente, "Frevo Vivo". Ambas exploram a riqueza visual e histórica do ritmo.
Para os cinéfilos, a 16ª edição do Festival de Cinema Francês do Brasil segue em cartaz até o dia 10 de dezembro no Cinema Moviemax Rosa e Silva, com uma seleção de 20 filmes recentes do cinema francês.
Esta vasta programação confirma o Grande Recife como um polo cultural fervilhante, especialmente no início do período de festas, oferecendo desde grandes shows a eventos comunitários e gratuitos, que valorizam tanto artistas nacionais quanto a produção cultural local e tradicional.