Humorista Mução é reconhecido como cidadão do Rio Grande do Norte
O humorista Rodrigo Vieira Emerenciano, conhecido artisticamente como Mução, recebeu nesta quarta-feira (19) o título de cidadão norte-rio-grandense em sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A emocionante cerimônia aconteceu no plenário da ALRN, em Natal, e contou com a presença de deputados, familiares e admiradores do artista.
Trajetória e reconhecimento
Nascido em São Paulo, Mução chegou ao Rio Grande do Norte com apenas 1 ano e 8 meses de idade, criando-se no estado que sempre considerou seu verdadeiro lar. O deputado Hermano Morais (PV) foi o autor da proposição do título honorífico e destacou durante a solenidade que não era mera coincidência o humorista ter nascido no Dia do Nordestino, 8 de outubro.
"Sua história, sua voz e sua irreverência representam a alma da nossa região", afirmou o parlamentar, lembrando ainda que o personagem Mução foi criado no rádio em Natal e que o artista é admirado por sua atuação na causa das crianças atípicas, sendo pai de duas crianças autistas.
Emoção e orgulho potiguar
Visivelmente emocionado, Mução agradeceu a homenagem e reafirmou seu amor pelo estado que o acolheu. "Eu tenho muito orgulho em ser daqui, em defender o meu estado há quase 30 anos", declarou o humorista, destacando seu trabalho em mostrar a cultura, o sotaque, a gastronomia e as figuras folclóricas potiguares.
O artista fez questão de enfatizar: "Por mais que eu não tenha nascido aqui, eu me considero potiguar. Sempre que me perguntam onde eu nasci, eu digo que foi no RN".
Calor humano como característica única
Mução compartilhou uma reflexão profunda sobre sua decisão de permanecer no Rio Grande do Norte, mesmo tendo a oportunidade de oferecer aos filhos tratamentos especializados no Sudeste. "Aqui eu tinha uma característica: calor humano. Isso a gente só tem aqui no nosso estado", explicou.
O humorista elaborou: "A gente não percebe quando está aqui, mas quando a gente sai, sente falta. Nós somos um povo que compartilha tudo, um povo hospitaleiro, guerreiro, trabalhador, do bem e um povo bem-humorado. Os maiores humoristas deste País são nordestinos. Nós temos uma alegria única de viver".
Humor como ferramenta de valorização
Mução definiu seu estilo humorístico como "acolhedor" e com papel agregador, sempre buscando a valorização do estado. "Vocês nunca vão me ver em lugar nenhum tomando partido ou falando mal daqui, porque o meu intuito é agregar", garantiu.
O artista finalizou com um apelo à valorização da identidade potiguar: "A minha intenção é que a gente sinta orgulho de ser potiguar. Eu quero que a bandeira do nosso estado esteja na frente das escolas, nas repartições públicas, nas estradas. Nós temos que valorizar o que é nosso".
A cerimônia marcou o reconhecimento oficial de décadas de trabalho dedicadas à cultura nordestina e à defesa das características únicas do povo potiguar através do humor.