Influenciadora britânica admite ter fingido câncer em 2017
A influenciadora digital Brittany Miller, conhecida por seus tutoriais de batatas assadas e conteúdos sobre maternidade, assumiu publicamente que fingiu ter câncer gástrico em estágio três no ano de 2017. Na época, com 21 anos, a britânica inventou a doença grave que nunca existiu.
Fraude descoberta após três anos
O caso veio à tona somente em 2020, quando uma ex-amiga da influenciadora expôs a mentira que havia sido mantida por três anos. Brittany foi condenada judicialmente pelo crime de fraude e recebeu como pena o pagamento de multa e liberdade condicional.
Na época do falso diagnóstico, amigos e familiares da jovem criaram uma vaquinha online para ajudá-la com os supostos tratamentos médicos. Porém, conforme revelado posteriormente, o financiamento coletivo desapareceu misteriosamente junto com qualquer vestígio da doença inventada.
Explicações e arrependimento
Nesta segunda-feira (10), a influenciadora finalmente se pronunciou sobre o caso através de um vídeo em suas redes sociais. Com mais de 500 mil seguidores no Instagram e 3,5 milhões no TikTok, Brittany atribuiu sua conduta a problemas de saúde mental.
"Em 2017, minha saúde mental estava extremamente debilitada e, na época, eu não percebia o quão ruim estava, mas estava muito mal", confessou. "Eu estava deprimida, tinha pensamentos suicidas, estava perdida, estava confusa. Perdi meu parceiro, perdi meu emprego e muitas coisas aconteceram naquele ano que me levaram a ter problemas de saúde mental."
Aos 29 anos, mãe de gêmeos, a influenciadora tentou justificar suas ações: "Assim que vi as doações, duas delas, mandei fechar a página imediatamente e não peguei um centavo sequer. Amadureci com isso. Estou trabalhando para ser a melhor versão de mim mesma. Levei muito tempo para entender por que fiz isso. E me perdoo porque eu estava mentalmente instável".
O caso serve como alerta sobre as consequências legais de fraudes envolvendo saúde e arrecadações online, mesmo quando os autores alegam problemas psicológicos.