Flamengo celebra 4º título da Libertadores com desfile para 500 mil no Rio
Flamengo celebra título da Libertadores com desfile no Rio

O Flamengo vive um domingo de festa histórica no Centro do Rio de Janeiro. Após conquistar seu quarto título da Copa Libertadores na noite de sábado (29), em Lima, no Peru, o time rubro-negro desfila suas glórias para uma multidão estimada em 500 mil torcedores.

Esquema de segurança e trânsito

A prefeitura do Rio montou um esquema especial de segurança para garantir a organização da celebração. Os jogadores devem chegar ao Aeroporto Tom Jobim (Galeão) às 9h30 e seguirão em cortejo pela Rua Primeiro de Março, terminando o percurso de aproximadamente 850 metros na Avenida Presidente Antônio Carlos.

As interdições no entorno começaram às 5h da manhã deste domingo (30). Serão 21 pontos de revista com detectores de metais nas vias de acesso, seguindo modelo similar ao utilizado no Réveillon de Copacabana. Garrafas de vidro estão proibidas na área do desfile.

Preparações para a festa

O planejamento foi definido em reunião no Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR), com participação de órgãos municipais, forças de segurança e representantes do Flamengo. Três torres de som serão instaladas entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Almirante Barroso, onde haverá uma parada para saudação à torcida.

O ponto de partida do desfile será na Rua Primeiro de Março, na altura da Rua Buenos Aires, seguindo até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre.

Alterações no trânsito

A CET-Rio informa que as interdições permanecerão até às 16h. A Rua Primeiro de Março estará interditada no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua da Assembleia, enquanto a Avenida Presidente Antônio Carlos terá todas as pistas fechadas entre a Rua da Assembleia e a Avenida Beira Mar.

A Secretaria Municipal de Transportes recomenda que o público dê preferência ao metrô para chegar à festa. As linhas de ônibus que passam pela região terão itinerários desviados, assim como coletivos que fazem ponto final no Terminal Rodoviário Menezes Cortes.

Para os deslocamentos entre o Centro, Zona Norte e Zona Sul, a prefeitura sugere utilizar rotas pela região da Lapa ou os túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar.

O estacionamento está proibido na região interditada desde as 20h de sábado (29) até as 18h de domingo (30), garantindo espaço suficiente para a circulação segura dos torcedores que celebram essa conquista histórica do Flamengo.