Operação Especial para Celebração Rubro-Negra
A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber uma das maiores celebrações esportivas do ano. Neste domingo (30), a Prefeitura do Rio implementará um esquema operacional especial para a festa da torcida do Flamengo, que comemora a conquista do quarto título da Copa Libertadores.
Mais de 500 mil torcedores são esperados para acompanhar o desfile do time rubro-negro em um trio elétrico por um percurso de 850 metros no Centro da cidade. A delegação do Flamengo desembarca no aeroporto do Galeão às 9h30 e seguirá direto para o local da celebração.
Vias Interditadas e Alternativas de Trânsito
As interdições de trânsito começam às 5h da manhã e se estendem até às 16h. A rua Primeiro de Março e a avenida Presidente Antônio Carlos serão totalmente fechadas para veículos durante este período.
Especificamente, a Primeiro de Março ficará bloqueada entre a avenida Presidente Vargas e a rua da Assembleia, enquanto a Presidente Antônio Carlos terá todas as pistas fechadas entre a rua da Assembleia e a avenida Beira Mar.
Para motoristas que precisam cruzar o Centro em direção à zona sul ou zona norte, a CET-Rio recomenda utilizar rotas alternativas pela Lapa, incluindo a rua Teixeira de Freitas, avenida Mem de Sá e rua do Riachuelo, ou ainda os túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar.
Estrutura do Evento e Recomendações
O ponto de partida do trio elétrico será na Primeiro de Março, na altura da rua Buenos Aires, avançando até as proximidades da rua Araújo Porto Alegre. Ao longo do trajeto, três torres de som serão instaladas para garantir que todos os torcedores possam acompanhar as celebrações.
O caminhão com os jogadores fará uma parada especial na altura da avenida Almirante Barroso para saudação à torcida. A organização do evento contará com 240 agentes da Guarda Municipal distribuídos em 25 pontos de bloqueio.
Quem tem compromissos com horário marcado, como voos no aeroporto Santos Dumont e viagens na rodoviária Novo Rio, deve sair com antecedência devido ao grande fluxo de pessoas esperado na região.
Transporte Público e Serviços
A Secretaria Municipal de Transportes orienta que o público dê preferência ao metrô. Linhas de ônibus que passam pelas vias interditadas terão desvios, e os coletivos que fazem ponto final no terminal Menezes Cortes terão embarque e desembarque alterados.
Para o conforto dos torcedores, a prefeitura disponibilizará quatro postos médicos e 250 banheiros químicos ao longo do percurso. Fica proibida a entrada de garrafas de vidro, carrocinhas, foodtrucks e bicicletas no local do evento.
O monitoramento da celebração será centralizado no COR-Rio, na Cidade Nova, onde 50 operadores ficarão de plantão diante de um videowall de 104 metros quadrados, acompanhando imagens de cerca de cem câmeras instaladas na região, além de dois drones para reforçar o acompanhamento dos bloqueios e acessos.