O técnico do Porto, Francesco Farioli, falou pela primeira vez sobre a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva. Em declarações ao jornal português O Jogo, o comandante italiano fez elogios ao experiente defensor, mas foi enfático ao afirmar que não garantiu uma vaga no time titular para o atleta de 41 anos.
Sem promessas: a postura clara do técnico
Farioli reconheceu o alto nível apresentado por Thiago Silva em seus últimos jogos, condição que foi fundamental para a contratação. No entanto, deixou claro que o papel do brasileiro será de apoio à equipe, independentemente do tempo em campo.
"Ninguém discute as conquistas do Thiago", afirmou o treinador. "Ele não estaria aqui se os seus últimos jogos não fossem de alto nível. Na nossa conversa, ele provou que vem para ajudar e apoiar a equipe. Não lhe fiz qualquer promessa, quero que ajude a equipe, quer jogue todos os jogos ou cinco minutos. Ele está consciente disso".
Concorrência firme e time líder
Thiago Silva, que acertou sua ida ao Porto por uma temporada, com opção de renovação por mais um ano, encontrará uma defesa sólida e competitiva. A dupla de zaga titular tem sido formada pelos poloneses Jan Bednarek e Jakub Kiwior.
O desempenho defensivo da equipe é um dos pilares da campanha impressionante no Campeonato Português. O Porto é o líder isolado da competição, com 49 pontos, sete a mais que o vice-líder Sporting. A equipe mantém um retrospecto invicto, com 16 vitórias e um empate em 17 jogos, e sofreu apenas quatro gols no torneio.
Disposição do jogador e expectativa pela estreia
Integrado ao elenco desde terça-feira, 6 de janeiro, Thiago Silva demonstrou humildade e ambição em suas primeiras palavras como jogador do Porto. Em entrevista ao site oficial do clube, o brasileiro mostrou-se ciente do momento positivo da equipe e do seu papel.
"Eu venho para tentar acrescentar algo aos jogadores que estão aqui fazendo uma temporada mais do que incrível", declarou. "Fico feliz por estar a chegar num momento assim e espero que possa ajudar".
O zagueiro também fez questão de passar uma mensagem de garantia e responsabilidade para a torcida portista: "Os torcedores do Porto podem ter a certeza de que vou dar o meu melhor, como dei em todos os outros clubes. Quero fechar este ciclo que não ficou encerrado no passado de forma vitoriosa".
Thiago Silva agradeceu a recepção calorosa que teve do clube: "Vim para um clube que me abriu as portas de uma forma muito bonita, o presidente e o treinador também. Foi só trocar algumas palavras e vi quanto carinho e admiração eles têm por mim. A partir daí, aumenta muito mais a minha responsabilidade de ajudar, seja no campo, no banco ou na preparação".
A estreia do experiente defensor pode acontecer já na próxima semana. O Porto enfrenta o rival Benfica pelas quartas de final da Taça de Portugal no dia 14 de janeiro, às 17h45 (horário de Brasília).