A capital paraense, Belém, entra no mapa dos grandes eventos esportivos internacionais ao receber, pela primeira vez na história, o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino. O palco escolhido é o tradicional Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, que a partir desta terça-feira (16) vibrará com os melhores times do planeta.
Brasil com força máxima na competição
O país anfitrião estará fortemente representado, com três equipes entre os oito participantes. O atual campeão, Cruzeiro, será o primeiro a entrar em quadra. A equipe mineira faz sua estreia às 10h (horário de Brasília) contra o Osaka Bluteon, do Japão, pelo Grupo B.
Mais tarde, no mesmo dia, a atenção se volta para o Grupo A. Às 17h, o Praia Clube, também de Minas Gerais, encara o Al-Rayyan, do Catar. Fechando a programação brasileira da terça, o Vôlei Renata, de Campinas (SP), duelará com o forte time polonês do Zawiercie, às 20h30.
Todas as partidas terão transmissão ao vivo pela VBTV, a plataforma de streaming da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Histórico e favoritismo
Esta edição marca um marco, pois é a primeira vez que Belém sedia o evento desde a criação do Mundial, em 1989. Outras quatro cidades brasileiras já receberam a competição: São Paulo (1991), Betim (que sediou várias edições entre 2013 e 2022), Belo Horizonte (2014) e Uberlândia (2024).
Entre os favoritos ao título está justamente o Cruzeiro, que chega embalado pelo título da Superliga 2024/25. O time celeste é um gigante da competição, com cinco troféus (2013, 2015, 2016, 2021 e 2024). Ele divide o posto de maior vencedor da história com o Trentino, da Itália, que não participa desta edição.
No Grupo B, além do Osaka, o Cruzeiro enfrentará o poderoso Perugia, campeão europeu, e o Swehly Sports Club, campeão africano.
Formato e próximos jogos
Na primeira fase, os quatro clubes de cada chave se enfrentam entre si até quinta-feira (18). Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para as semifinais, que acontecem no sábado (20). A grande decisão e a disputa pelo bronze estão marcadas para o domingo (21).
A programação dos times brasileiros na fase de grupos é intensa:
- Terça-feira (16): 10h - Cruzeiro x Osaka; 17h - Al-Rayyan x Praia Clube; 20h30 - Vôlei Renata (Campinas) x Zawiercie.
- Quarta-feira (17): 10h - Cruzeiro x Swehly; 20h30 - Vôlei Renata x Praia Clube.
- Quinta-feira (18): 10h - Cruzeiro x Perugia; 17h - Praia Clube x Zawiercie; 20h30 - Vôlei Renata x Al-Rayyan.
O Mundial de Clubes em Belém promete ser uma festa do voleibol de alto nível, com a torcida brasileira podendo torcer por três fortes representantes na busca pelo título mundial.