GP Brasil de F1: McLaren lidera, Verstappen ameaça e Bortoleto estreia
GP Brasil de F1: disputa acirrada pelo título em Interlagos

Disputa pelo título da F1 chega ao Brasil com emoção garantida

O Autódromo de Interlagos, palco histórico de grandes momentos da Fórmula 1, recebe neste domingo (9) mais um capítulo decisivo do campeonato mundial. A partir das 14h (horário de Brasília), os pilotos enfrentarão o tradicional circuito paulista em uma etapa que promete definir os rumos da temporada.

McLaren domina liderança, Verstappen pressiona

Lando Norris chega a São Paulo liderando o campeonato por apenas um ponto sobre seu companheiro de equipe na McLaren, Oscar Piastri - 357 contra 356 pontos. A disputa interna na equipe britânica ganha contornos ainda mais dramáticos com a aproximação de Max Verstappen.

O holandês da Red Bull aparece em terceiro lugar, a 31 pontos do líder Norris, e demonstra confiança na chance de virar o jogo nas corridas finais. "Vamos tentar ser os mais competitivos possível. Eu sei que ainda existe essa pequena chance de lutar pelo título. Nós vamos fazer o nosso melhor e ver onde vamos chegar", declarou Verstappen à Folha.

Equipes mantêm posturas firmes

O ímpeto de Verstappen não parece ter abalado a estratégia da McLaren. Zak Brown, CEO da equipe, reafirmou o compromisso de não interferir na disputa entre seus pilotos, mas garantiu que a equipe não será o obstáculo para nenhum deles.

"Se ele [Verstappen] vencer, vou apertar a mão dele e dizer: 'ótimo trabalho'", declarou Brown. "Quero ter certeza de que, se não ganharmos, é porque ele nos venceu, não porque nós nos derrotamos. Isso é o mais importante."

Retorno de piloto brasileiro e histórico decisivo

O fim de semana será especial para os fãs brasileiros por dois motivos: a disputa acirrada pelo título e a estreia de Gabriel Bortoleto. Desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou, o país não tinha um representante na categoria.

Interlagos já foi palco de momentos históricos como o título de Fernando Alonso em 2005, que interrompeu a sequência de Michael Schumacher, e a dramática perda de Felipe Massa em 2008, quando Lewis Hamilton conquistou seu primeiro título na última curva.

O circuito também foi decisivo em 2021, quando Lewis Hamilton viveu momento de ascensão após performance espetacular - venceu a sprint saindo do último lugar e também a corrida principal após penalidade. Naquela ocasião, Verstappen chegou ao Brasil na liderança, mas viu o inglês iniciar sequência de vitórias que levou a disputa para Abu Dhabi empatada.

Verstappen tem histórico positivo em Interlagos com três vitórias, incluindo duas consecutivas. O triunfo em 2024 foi especialmente importante para afastar Norris da briga pelo título, quando a diferença entre eles chegou a 62 pontos.

Considerando que a etapa brasileira inclui uma corrida sprint no sábado às 11h, estarão em jogo 33 pontos neste fim de semana. Após o Brasil, o campeonato segue com provas em Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi, completando as 24 etapas da temporada.