O Fluminense assegurou sua participação na fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2026 de forma direta. Neste domingo (07 de dezembro de 2025), diante de um Maracanã com mais de 52 mil espectadores, o Tricolor das Laranjeiras venceu o Bahia por 2 a 0, em jogo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo, a equipe carioca encerrou a competição nacional na quinta colocação, somando 64 pontos. Os gols da partida foram marcados por Paulo Henrique Ganso e Thiago Silva, já no segundo tempo, garantindo uma festa tricolor nas arquibancadas.
Nona vitória consecutiva em casa e marca histórica
A vitória sobre o Bahia representou a nona consecutiva do Fluminense como mandante no Brasileirão, ampliando um recorde histórico do clube na competição. Esta impressionante sequência de resultados no Maracanã coincide com a chegada do técnico argentino Luís Zubeldía, que mantém 100% de aproveitamento atuando em casa pelo campeonato.
O Fluminense terminou o torneio com a melhor campanha como mandante, sendo o time que mais venceu em seus domínios: 15 vitórias em 19 partidas. O desempenho sólido no Rio foi fundamental para a conquista da vaga cobiçada na principal competição continental do futebol sul-americano.
O caminho da vitória no Maracanã
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio, intensidade nas disputas e poucas chances claras. O Fluminense, empurrado pela torcida, criou as melhores oportunidades. Aos 26 minutos, Lucho Acosta lançou Kevin Serna, que ficou cara a cara com o goleiro Ronaldo, mas teve sua finalização defendida. No rebote, Acosta tentou de cobertura, mas a bola subiu. Pouco depois, Everaldo também exigiu uma grande intervenção do arqueiro baiano.
O segundo tempo seguiu tenso até os 30 minutos, quando o Fluminense abriu o placar com uma obra de arte de Paulo Henrique Ganso. Após pressionar a saída de bola do Bahia, a sobra chegou aos pés do camisa 10, que entrou na área e, com uma cavadinha precisa, encobriu o goleiro Ronaldo.
Aos 38 minutos, o segundo gol veio com Thiago Silva. Soteldo, que havia entrado no lugar de Serna, fez grande jogada individual pela esquerda e cruzou na medida para o zagueiro cabecear sem chances para o goleiro, selando o placar em 2 a 0.
Próximos desafios: a semifinal da Copa do Brasil
Com o Brasileirão encerrado, o Fluminense já volta sua atenção para a Copa do Brasil. O Tricolor enfrenta o Vasco na semifinal do torneio, em um clássico carioca que será disputado em dois jogos, ambos no Maracanã.
A partida de ida está marcada para a próxima quinta-feira, 11 de dezembro, às 20h. A volta será no domingo, 14 de dezembro, às 20h30. Caso avance, o Fluminense enfrentará na grande final o vencedor do duelo entre Cruzeiro e Corinthians. As decisões estão agendadas para os dias 17 e 21 de dezembro.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 x 0 BAHIA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 07/12/2025, às 16h
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Gols: Paulo Henrique Ganso (30min do 2ºT) e Thiago Silva (38min do 2ºT) (FLU)
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli (Bernal), Nonato (Hércules) e Lucho Acosta (PH Ganso); Kevin Serna (Soteldo), Canobbio e Everaldo (John Kennedy). Técnico: Luis Zubeldía.
Bahia: Ronaldo; Santiago Arias, Kanu, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor) e Erick Pulga (Ruan Pablo); Ademir (Tiago) e Willian José (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.