Corinthians tem 4 missões urgentes nas férias para destravar 2026
Corinthians: 4 missões urgentes nas férias para 2026

O Corinthians entra no período de férias do elenco com uma lista de tarefas urgentes que precisam ser resolvidas antes da reapresentação do grupo, marcada para o início de 2026. A diretoria alvinegra tem quatro missões principais para garantir que o clube possa planejar a próxima temporada sem amarras.

1. Resolução do Transfer Ban: Prioridade Máxima

A situação mais crítica é o fim das restrições de registro de atletas, o chamado transfer ban. Atualmente, o clube enfrenta dois impedimentos: um na Fifa, relacionado ao caso de Félix Torres, e outro na CBF. Embora tenha quitado a dívida com o Cuiabá referente a Raniele, a Comissão Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) manteve a punição e cobrou uma mudança de postura da diretoria.

Sem um acordo, o Timão ficará impossibilitado de fazer novas contratações visando a 2026. Há ainda a pendência com Matías Rojas, onde o Corinthians foi condenado a pagar cerca de R$ 45 milhões e negocia um acordo com os representantes do jogador.

2. A Busca por um Gerente de Futebol

Outra frente de trabalho é a definição da nova estrutura da gestão futebolística. O clube já anunciou Marcelo Paz, ex-Fortaleza, como novo executivo, mas busca um ex-jogador para atuar ao seu lado, com foco especial nas contratações.

Nomes de peso estão na lista de possibilidades, como o ex-goleiro Júlio César (atualmente no Bragantino), o ex-volante Paulinho (que está no Mirassol) e o ex-meia Renato Augusto, hoje atuando como comentarista. A escolha deve ser feita nos próximos dias.

3. Renovações em Curso

O departamento de futebol também precisa decidir o futuro de quatro jogadores com contrato se encerrando: Maycon, Angileri, Talles Magno e Romero. A gestão anterior, ainda com Fabinho Soldado, mantinha conversas para renovar com os dois primeiros. Por enquanto, Talles Magno e Romero estão fora dos planos.

As negociações devem seguir agora com Marcelo Paz atuando junto ao presidente Osmar Stabile.

4. Planejamento de Contratações

Esta missão está diretamente atrelada à primeira: a liberação do transfer ban. Ao longo de 2025, o técnico Dorival Júnior deixou clara a necessidade de reforços, mas o clube, impedido de registrar atletas, não pôde investir. As únicas adições no ano foram Angileri e Vitinho, que chegaram livres no mercado e antes das proibições.

Com o calendário de 2026 sendo extenso – o Corinthians disputará Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa Rei e Libertadores –, a montagem do elenco é crucial.

Prazo Apertado para 2026

O tempo para resolver todas essas questões é mais curto do que o habitual. Por ter sido finalista da Copa do Brasil, o Corinthians encerrou a temporada em 21 de dezembro. Com a mudança do calendário, sua estreia em 2026 será mais cedo, em 11 de janeiro, contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Paulista.

A corrida contra o relógio já começou para a diretoria alvinegra, que precisa destravar o clube para embarcar em uma temporada repleta de desafios e competições.