A Seleção Brasileira de futebol agora conhece o caminho que terá de percorrer na primeira fase da Copa do Mundo de 2026. O sorteio realizado nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos, definiu que o Brasil integrará o Grupo C da competição, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.
Detalhes do Sorteio e Composição dos Grupos
O evento, que contou com a presença de lendas do esporte como o ex-quarterback Tom Brady, responsável por sortear o nome do Brasil, determinou a chave de todas as 48 seleções que disputarão o torneio. A competição, que será sediada conjuntamente por Estados Unidos, México e Canadá, acontecerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026.
Por ser uma das cabeças-de-chave, o Brasil estava alocado no Pote 1, junto com as outras seleções mais bem rankeadas e os três países-sede. A distribuição nos potes foi baseada no Ranking Mundial Masculino da FIFA publicado em 19 de novembro de 2025.
A Caminhada do Brasil no Grupo C
A estreia da equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti está marcada para 13 de junho de 2026, contra a seleção de Marrocos. O local deste primeiro confronto ainda será definido pela FIFA.
Os outros confrontos do Brasil na fase de grupos serão contra Escócia e Haiti. Apesar de ser considerado favorito no grupo, a combinação apresenta desafios interessantes: uma forte seleção africana (Marrocos), uma equipe europeia tradicional (Escócia) e uma representante da CONCACAF (Haiti) que buscará sua chance histórica.
Formato Expandido e Todos os Grupos da Copa 2026
A edição de 2026 marcará a estreia do formato com 48 seleções, que disputarão um total de 104 jogos. A abertura do torneio será no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, com o jogo entre México e África do Sul. A grande final está programada para 19 de julho de 2026, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, Estados Unidos.
Confira a composição completa de todos os grupos definidos no sorteio:
- Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e vencedor da repescagem europeia D.
- Grupo B: Canadá, vencedor da repescagem europeia A, Catar e Suíça.
- Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia.
- Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e vencedor da repescagem europeia C.
- Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador.
- Grupo F: Holanda, Japão, vencedor da repescagem europeia B e Tunísia.
- Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia.
- Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai.
- Grupo I: França, Senegal, vencedor da repescagem intercontinental 2 e Noruega.
- Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia.
- Grupo K: Portugal, vencedor da repescagem intercontinental 1, Uzbequistão e Colômbia.
- Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.
Com o caminho inicial traçado, a torcida brasileira já pode começar a projetar a campanha da Seleção Brasileira em busca do tão sonhado hexacampeonato mundial. A contagem regressiva para o primeiro jogo, em junho de 2026, já começou.