O Botafogo encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro de 2025 com uma vitória de 4 a 2 sobre o Fortaleza neste domingo (7), no Estádio Nilton Santos. O triunfo, além de confirmar o rebaixamento do time cearense, garantiu ao Glorioso a sexta posição final na tabela de classificação, com 63 pontos.
O caminho para a classificação continental
Apesar da campanha sólida no returno e de uma invencibilidade que chegou a dez jogos, o Botafogo não conseguiu a vaga direta para a Copa Libertadores de 2026. O motivo foi a vitória do Fluminense sobre o Bahia no Maracanã, que levou o tricolor a 64 pontos, um a mais que o Fogão.
No entanto, uma porta ainda permanece aberta. O Botafogo pode herdar uma vaga direta caso o Fluminense ou o Cruzeiro conquiste o título da Copa do Brasil. As semifinais da competição começam ainda nesta semana, com Fluminense x Vasco e Cruzeiro x Corinthians. Se um desses dois clubes levantar a taça, a vaga direta que eles já teriam garantido pelo campeonato nacional será repassada para o sexto colocado, no caso, o Botafogo.
Uma partida de reviravoltas e emoção
O jogo no Engenhão foi um verdadeiro turbilhão. Contra um Fortaleza desesperado pela vitória para escapar do rebaixamento, o Botafogo começou pressionando, mas foi o time visitante que abriu o placar. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Breno Lopes aproveitou rebote após cobrança de escanteio para fazer 1 a 0.
O Glorioso buscou a reação e, nos acréscimos da primeira etapa, conseguiu o empate com um golaço de Álvaro Montoro, que chutou colocado no ângulo. Logo no início do segundo tempo, veio a virada: Arthur Cabral, após jejum de 14 partidas, finalizou de peixinho após cruzamento de Vitinho para fazer 2 a 1.
A alegria durou pouco. O Botafogo chegou a marcar o terceiro gol com Jordan Barrera, mas o VAR anulou e apontou pênalti a favor do Fortaleza no início da jogada. Adam Bareiro converteu e igualou o placar em 2 a 2.
O time carioca, no entanto, não se abateu. Aos 38 minutos do segundo tempo, Fernando Marçal, o "Bom, Velho e Artilheiro", cabeceou um escanteio cobrado por Santi Rodríguez para colocar o Botafogo novamente em vantagem. Nos acréscimos, Mateo Ponte, que havia entrado no lugar de Vitinho, completou um passe de Kauan Toledo para fechar o placar em 4 a 2.
Ficha técnica e detalhes da partida
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data e Hora: 07/12/2025, às 16h
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa/MG)
Público: 26.032 presentes (22.797 pagantes)
Renda: R$ 905.640,00
Gols:
Breno Lopes (FOR) aos 16' do 1ºT (0-1)
Álvaro Montoro (BOT) aos 49' do 1ºT (1-1)
Arthur Cabral (BOT) aos 2' do 2ºT (2-1)
Adam Bareiro (FOR) aos 11' do 2ºT (2-2)
Fernando Marçal (BOT) aos 38' do 2ºT (3-2)
Mateo Ponte (BOT) aos 49' do 2ºT (4-2)
Agora, o Botafogo aguarda o desfecho das semifinais e da final da Copa do Brasil para saber se terá uma vaga direta na Libertadores ou se precisará passar pela fase prévia do torneio continental.