Grammy 2026: Kendrick Lamar lidera com 9 indicações, Lady Gaga quebra recorde
Grammy 2026: Lamar e Gaga dominam indicações

Grammy 2026 anuncia finalistas: Lamar e Gaga dominam categorias principais

A Academia de Gravação revelou nesta sexta-feira (7) os indicados para a 68ª edição do Grammy, que acontecerá em 1º de fevereiro de 2026. O prêmio mais importante da indústria musical americana destacou grandes nomes como Kendrick Lamar, Lady Gaga, Bad Bunny e Sabrina Carpenter nas principais categorias.

Kendrick Lamar, que conquistou cinco troféus na edição anterior do Grammy, é o artista com mais indicações este ano, totalizando nove menções. Logo atrás vem Lady Gaga, com sete indicações, superando seu próprio recorde de 2010, quando concorreu a seis gramofones.

Recordes e destaques brasileiros

A pop star Lady Gaga está empatada com os produtores Jack Antonoff e Cirkut em número de indicações. Com seis menções cada, aparecem Sabrina Carpenter, Serban Ghenea, Bad Bunny e Leon Thomas.

O Brasil está representado na categoria de Melhor Álbum de Música Global com "Caetano e Bethânia Ao Vivo", registro da turnê mais recente dos irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Os baianos disputam espaço com artistas internacionais como o nigeriano Burna Boy, a indiana Siddhant Bhatia e a britânica indiana Anoushka Shankar.

Disputa acirrada nas categorias principais

Nas categorias mais prestigiadas, a competição promete ser intensa. Para Gravação do Ano, concorrem grandes sucessos como "Abracadabra" de Lady Gaga, "DtMF" de Bad Bunny, "Manchild" de Sabrina Carpenter e "luther" de Kendrick Lamar & SZA.

Já na disputa por Álbum do Ano, os finalistas incluem "SWAG" de Justin Bieber, "MAYHEM" de Lady Gaga, "DeBÍ TiRAR MáS FOToS" de Bad Bunny, "Man's Best Friend" de Sabrina Carpenter e "GNX" de Kendrick Lamar.

A categoria Música do Ano traz nomes como "Golden" de HUNTR/X: EJAE, Audrey Nuna, REI AMI, "APT." de ROSÉ e Bruno Mars, além de "WILDFLOWER" de Billie Eilish.

Revelações e categorias específicas

Entre os concorrentes a Artista Revelação, destacam-se Olivia Dean, KATSEYE, The Marias, Addison Rae e Lola Young.

Nas categorias de gênero, a disputa por Melhor Álbum de Rap inclui Clipse com "Let God Sort Em Out", GloRilla com "GLORIOUS", JID com "God Does Like Ugly", Kendrick Lamar com "GNX" e Tyler, the Creator com "CHROMAKOPIA".

O Grammy 2026 promete uma cerimônia emocionante, com artistas estabelecidos e novas promessas da música competindo lado a lado pelos cobiçados gramofones dourados.