Rainha das Rainhas: ex-vencedoras revivem memórias e inspiram candidatas em edição especial
As quinze candidatas que disputam o título de Rainha das Rainhas do Carnaval 2026 estão imersas na expectativa para a grande noite que escolherá a soberana do carnaval paraense. Durante os últimos ajustes para a apresentação no próximo sábado (7), elas participaram de um encontro especial com rainhas de edições anteriores do concurso, que possui mais de sete décadas de história.
Memórias de vitórias inesperadas
Paula Diocesano, vencedora da edição de 2005 pelo Clube do Remo com a apresentação Tuluperê - A Encantada Cobra Grande, brinca sobre sua participação despretensiosa. "Eu só queria uma desculpa [para usar a fantasia de novo]", afirma ela, relembrando que se inscreveu faltando apenas onze dias para a noite do concurso.
"Eu não esperava ganhar. Ninguém se preocupava comigo, eu não era ameaça para ninguém, tinha acabado de chegar, minha fantasia foi improvisada, a minha coreografia aprendi em três dias, eu ensaiava no meio da rua. Foi assim, Deus quis", conta Paula, destacando a surpresa de sua vitória.
Legado que transcende o concurso
Renata Gemaque, que venceu em 1997, compartilha como o título continua presente em sua vida. "É uma história que minhas filhas gostam de saber, meus amigos. Hoje sou rainha da minha casa, das minhas filhas, do meu marido, minhas amigas me chamam carinhosamente de Rainha, é algo que te acompanha", emociona-se ela.
Maria Cecília Monteiro, rainha em 1990, observa a evolução do evento. "Participei há 36 anos. Vejo que o concurso vem se reinventando e tenho certeza que este concurso abre portas", afirma, ressaltando o impacto positivo na vida das participantes.
Aprendizados e transformações
Lohane Lima, vencedora do Rainha das Rainhas em 2025, reflete sobre o último ano desde sua conquista. "O Rainha das Rainhas foi uma escola para a minha vida. Pude aprender muito com as pessoas, com todos os desafios que enfrentei, me tornei mais forte, uma Lohane que eu nem conhecia", declara ela, evidenciando o crescimento pessoal proporcionado pela experiência.
Detalhes do concurso 2026
A vencedora receberá como prêmio um carro zero quilômetro, enquanto as quatro princesas também serão contempladas com prêmios especiais. O evento, realizado pelo Grupo Liberal, é considerado um dos maiores concursos de beleza e fantasia do Brasil e se consolidou como uma das mais importantes manifestações culturais do Pará, sendo realizado desde 1947.
Em 2024, o Rainha das Rainhas foi declarado Patrimônio Cultural e Artístico Imaterial do Pará pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), reforçando seu valor histórico e social.
Clubes participantes e transmissão
As candidatas representarão clubes sociais tradicionais de Belém, incluindo:
- Bancrevea
- Tênis Clube do Pará
- Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará
- Assembleia Paraense
- Clube do Remo
- Paysandu
- Tuna Luso Brasileira
- Bragantino
- Clube dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (COCB)
- Pinheirense
- Clube de Engenharia
- Grêmio Literário e Recreativo Português
- AABB
- Guará Acqua Park
- Pará Clube
É possível assistir ao evento no local, além da transmissão pelo g1 e TV Liberal na noite de sábado (7), após o BBB. O Rainha das Rainhas 2026 conta com patrocínio de Caribeña, Shopping Bosque Grão Pará, Fibra; apoio de Porte Engenharia; e parceria de Revemar.