O clima de Carnaval já começou a esquentar no Rio de Janeiro com uma série de minidesfiles que antecipam as grandes apresentações de 2025. Neste fim de semana, quatro grandes escolas de samba mostraram um pouco do que prepararam para o próximo ano, e as musas foram um verdadeiro espetáculo à parte.
As estrelas dos minidesfiles
Na noite de sábado (29), Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis — atual campeã do carnaval —, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca apresentaram suas prévias na Cidade do Samba, localizada na Zona Portuária do Rio.
O evento contou com a presença ilustre de Juliana Paes, que desfilou pela Viradouro e roubou a cena com seu carisma e beleza. A atriz não foi a única celebridade a brilhar: também passaram pelo tapete vermelho Mileide Mihaile, Lorena Improta — que está grávida —, Fabíola Andrade e Giovanna Lancellotti.
Celebração do Dia Nacional do Samba
Os minidesfiles fazem parte das comemorações pelo Dia Nacional do Samba, que será celebrado na próxima terça-feira (2). Todas as 12 escolas do Grupo Especial estão mostrando um pouquinho de seus enredos no complexo da Cidade do Samba.
Na sexta-feira (28), o evento foi aberto com um show de Mumuzinho, seguido pelos desfiles de Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira.
Programação de domingo
Neste domingo (30), a festa continua com atrações imperdíveis. O sambista Zeca Pagodinho se apresenta antes dos minidesfiles de Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro.
A entrada para todos os eventos é solidária: basta levar 1 kg de alimento não perecível para assistir às apresentações e garantir que a magia do Carnaval chegue também a quem mais precisa.
Os ensaios abertos e minidesfiles são uma tradição no calendário carioca e permitem que os fãs do Carnaval tenham um gostinho antecipado do espetáculo que virá em fevereiro. Com as musas já aquecendo os tamborins, tudo indica que 2025 promete um dos carnavais mais animados dos últimos anos.