A forte chuva que atinge a capital acreana desde a manhã deste sábado (6) obrigou a Prefeitura de Rio Branco a adiar a tão aguardada inauguração da decoração de Natal. O evento, que iluminaria a Praça da Revolução no Centro da cidade, foi remarcado para o domingo (7), no mesmo horário das 18h.
Segurança e ajustes técnicos são prioridade
Em comunicado oficial, a administração municipal justificou a decisão. A intensa precipitação exigiu maiores cuidados na finalização dos ajustes técnicos dos equipamentos eletrônicos que compõem a ornamentação. A Defesa Civil de Rio Branco registrou um volume significativo de chuva, ultrapassando 30 milímetros apenas até as 13h deste sábado.
Detalhes da decoração "Natal de Vida, Esperança e Dignidade 2025"
O investimento na festividade é de R$ 4,5 milhões. A decoração, batizada de "Natal de Vida, Esperança e Dignidade 2025", promete transformar o centro da cidade com tecnologia e grandiosidade. O ponto alto é uma árvore de Natal de aproximadamente 20 metros de altura, superando em 4 metros a estrutura montada no ano anterior.
Além da árvore imponente, a prefeitura instalou modernos painéis de LED para criar um espetáculo de luzes e cores. A programação natalina deve se estender até por volta do dia 10 de janeiro de 2026, quando as luzes começam a ser desmontadas.
Transporte gratuito e programação solidária
Em uma iniciativa para facilitar o acesso da população, o prefeito Tião Bocalom anunciou na sexta-feira (5) que os ônibus do transporte coletivo serão gratuitos aos domingos de dezembro, começando justamente neste domingo (7). A gratuidade também valerá durante o show com drones marcado para 20 de dezembro.
A gestão convida todos para uma grande confraternização, que além do espetáculo visual, contará com ações solidárias. Enquanto isso, a programação do governo do estado, com o acendimento das luzes no Palácio Rio Branco, segue inalterada para as 19h deste sábado, conforme informou a assessoria de comunicação.