O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro já começou a esquentar os tamborins e a garantir diversão para toda a família. A cidade se prepara para receber milhões de foliões entre 17 de janeiro e 22 de fevereiro, período que concentra os 465 blocos previstos no calendário oficial. E a boa notícia é que pais e responsáveis que desejam introduzir as crianças na folia têm uma gama de opções seguras e pensadas para o público infantil.
Folia com segurança e diversão para os pequenos
Dentro da extensa programação divulgada pela Riotur, há uma seleção especial de blocos infantis e infantojuvenis. Esses eventos são planejados com características que priorizam o conforto e a segurança das famílias. Em geral, eles desfilam pela manhã ou no início da tarde, têm um público menor comparado aos megablocos e percorrem trajetos mais curtos ou ficam parados em um local fixo.
Além disso, o som é mantido em um volume mais baixo e as temáticas são lúdicas, criando um ambiente perfeito para a primeira experiência de Carnaval dos pequenos. A concentração desses bloquinhos acontece, principalmente, em bairros da Zona Sul e da região da Grande Tijuca.
Calendário oficial dos blocos familiares
O pré-carnaval oficial para as famílias já foi aberto com o bloco Sorvetada Gigantes da Lira, que animou a Praça Jardim Laranjeiras, em Laranjeiras, no último sábado (24). Mas a programação está apenas começando. Para ajudar no planejamento, segue a lista completa dos blocos infantis e para toda a família, conforme o calendário da Riotur, organizada por data:
- 25 de janeiro (domingo): Caminhadinha, às 8h, no Largo dos Leões, 35B, Humaitá.
- 1º de fevereiro (domingo): Bloco Kids2gether, às 8h, na Praça Pio XI, 174, Jardim Botânico.
- 7 de fevereiro (sábado): Infantil Sá Pereira (8h, Rua Capistrano de Abreu, 29, Botafogo), Mini Bloco (9h, concentração na Tijuca) e Bloco da Mamadeira (15h, atrás da Rua Lauro Müller, 66, Botafogo).
- 8 de fevereiro (domingo): Bloco Carnavalesco Infantil Sementes do Samba I (9h, Boulevard 28 de Setembro, 226, Vila Isabel), Gigantes da Lira (9h, concentração em Laranjeiras), Bailinho do Capitão Trombeta (7h, Rua Maldonado, 293, Ribeira) e Bloquinho do Sem Ribalta (8h, Rua Doutor Satamini, 160, Tijuca).
- 11 de fevereiro (quarta): Banda do Tio Marco, às 19h, na Rua Pôrto Valter, 2, Quintino Bocaiúva.
- 15 de fevereiro (domingo): Banda do Lidinho Copacabana, às 15h, na Praça do Lido, Copacabana.
- 16 de fevereiro (segunda-feira): Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho (9h, Largo do Machado, Catete) e Banda Clube Nobre do Bairro Peixoto (11h, Praça Edmundo Bittencourt, Copacabana).
Dicas para curtir o Carnaval em família
Para garantir que a experiência seja só alegria, algumas recomendações são essenciais para as famílias. A principal dica é chegar cedo aos locais dos blocos, garantindo um espaço mais tranquilo. Investir em fantasias leves e confortáveis para as crianças também faz toda a diferença durante as horas de folia.
Não se pode esquecer dos itens de proteção e hidratação: água, protetor solar e bonés são indispensáveis na bolsa dos responsáveis. Por fim, é sempre bom ficar de olho em eventuais atualizações de última hora sobre horários e trajetos dos blocos, que podem ser divulgadas pelos organizadores ou pela Riotur.
Com essa variedade de opções e os devidos cuidados, o Carnaval de Rua do Rio se consolida como uma celebração democrática, onde até os foliões mirins têm seu espaço garantido para brincar, pular e criar memórias inesquecíveis da maior festa popular do planeta.