Os filmes tão ruins que viram cult: quando a péssima qualidade vira diversão garantida
Filmes tão ruins que viram cult: a magia do cinema trash

Quem nunca se pegou rindo de cenas absurdas, diálogos ridículos ou efeitos especiais que mais parecem uma brincadeira de criança? Pois é, existe todo um universo de filmes que falham de maneira tão espetacular que acabam conquistando o público justamente por sua incompetência criativa.

O fenômeno do "so bad it's good"

Não é frescura de cinéfilo chato - tem toda uma ciência por trás desse fenômeno. Quando uma produção tenta ser séria e acaba caindo no ridículo, cria-se uma ironia deliciosa que nenhum roteirista conseguiria planejar. O clássico "The Room", por exemplo, virou lenda não pelo que pretendia ser, mas pelo que se tornou: uma aula prática de como não fazer cinema.

E olha que tem cada pérola por aí:

  • Efeitos especiais que parecem feitos no Paint
  • Atuações que desafiam todas as leis da dramaturgia
  • Roteiros com mais furos que queijo suíço

Por que amamos odiar esses filmes?

Psicólogos explicam que rir da desgraça alheia (mesmo que fictícia) libera endorfinas. E no cinema trash, todo mundo perde junto - diretor, elenco, equipe... e o espectador que paga pelo ingresso. Só que, no final, saímos ganhando uma experiência única de entretenimento.

Não é à toa que sessões de filmes ruins lotam cinemas mundo afora. O público vai preparado para vaiar, gritar frases de efeito junto com as cenas e, claro, jogar pipoca na tela nos momentos mais "épicos".

Os imperdíveis do gênero

Se você nunca teve o prazer (duvidoso) de assistir a um verdadeiro filme "so bad it's good", aqui vai uma seleção que vai desde clássicos dos anos 50 até produções contemporâneas que conseguiram o feito raro de falhar magnificamente:

  1. "Troll 2" - Considerado por muitos o pior filme já feito, esse terror trash sem nenhuma ligação com o primeiro Troll é puro suco de ridículo.
  2. "Birdemic" - Pássaros assassinos com animação de PowerPoint e mensagem ecológica forçada. Perfeito para sessões de risada com amigos.
  3. "Samurai Cop" - Um policial que parece nunca ter segurado uma arma na vida, cenas de ação hilariamente coreografadas e um vilão com o pior cabelo da história do cinema.

E aí, preparado para mergulhar nesse universo paralelo do cinema onde tudo que pode dar errado... dá errado, mas de um jeito maravilhoso?