Uberlândia celebra cinema nacional com mural artístico de Wagner Moura
O espaço artístico a céu aberto Beco do Planalto, em Uberlândia, acaba de ganhar uma nova e vibrante pintura que homenageia o cinema brasileiro. A obra, criada pelo talentoso grafiteiro Dequete, apresenta o rosto do renomado ator Wagner Moura, recentemente consagrado com o Globo de Ouro de Melhor Ator pelo seu papel no filme "O Agente Secreto".
Uma homenagem às conquistas do cinema brasileiro
Localizada na Avenida Indaiá, no Bairro Planalto, a pintura retrata o protagonista do filme cercado por símbolos de suas premiações, incluindo o Globo de Ouro, o Oscar e a bandeira do Brasil. Utilizando uma paleta de cores que combina verde, laranja, branco e azul, o artista buscou criar uma alusão ao tom original do ator, dando forma a uma representação visualmente impactante.
Dequete explicou que o objetivo principal do mural é prestar uma homenagem ao cinema nacional e retratar a rica cultura brasileira. "Mais uma vez a gente tendo o prazer de homenagear o cinema nacional, que é rico e tem feito o mundo se apaixonar. Essa manifestação cultural tão legítima nossa e tão rica, a gente também tem aproveitado para dar essa visibilidade para a nossa manifestação cultural, que por muito tempo, foi marginalizada", afirmou o grafiteiro.
O sucesso de "O Agente Secreto" e outras obras do artista
O filme "O Agente Secreto", que concorre em quatro categorias do Oscar em fevereiro, já acumula impressionantes 56 troféus em 36 premiações. Entre as conquistas, destacam-se o prêmio de Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes, na França, além dos Globos de Ouro de Melhor Ator e Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Esta não é a primeira vez que Dequete homenageia figuras do cinema brasileiro em Uberlândia. Outro mural de destaque do artista é o da atriz Fernanda Torres, localizado na Rua Felisberto Carrejo, esquina com a Rua Teixeira Santana, no Bairro Fundinho. A obra celebra a conquista da atriz, que trouxe para o Brasil um Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama em 2025 pelo seu papel em 'Ainda Estou Aqui'.
O pintor revelou que a ideia para o mural de Fernanda Torres surgiu após um pedido do público. "Quando a Fernanda estava para ganhar o Globo de Ouro e ganhou, meu público pediu para que eu fizesse o mural. Eu já estava com a ideia de fazer e juntei o útil ao agradável. Levou um tempo até eu conseguir um local que tivesse certa visibilidade. Eu tenho um carinho imenso pelo Fundinho e o mural foi uma forma de colorir aquela região", destacou Dequete.
A imagem do mural chegou até a atriz por meio das redes sociais, onde ela deixou três emojis de coração em sinal de apreço pela homenagem. Essas iniciativas artísticas não apenas embelezam a cidade, mas também reforçam o valor da cultura nacional e a importância de dar visibilidade a expressões artísticas que, historicamente, foram marginalizadas.