Kleber Mendonça Filho surpreso com indicação ao BAFTA de roteiro original de 'O Agente Secreto'
Kleber Mendonça Filho surpreso com BAFTA de roteiro original

O diretor Kleber Mendonça Filho manifestou surpresa e alegria ao receber a notícia de que seu filme O Agente Secreto foi indicado em duas categorias ao prestigiado BAFTA, conhecido como o Oscar britânico. A produção brasileira disputa os prêmios de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme em Língua Não Inglesa, com a cerimônia de premiação agendada para o dia 22 de fevereiro.

Surpresa com o reconhecimento do roteiro

Em entrevista à TV Globo, Kleber Mendonça Filho destacou que, embora houvesse uma expectativa em relação à categoria de filme internacional, a indicação para Melhor Roteiro Original foi uma grata surpresa. Eu não esperava o BAFTA de melhor roteiro original por ser um filme brasileiro, um roteiro escrito em português, afirmou o cineasta. Não é tão comum os britânicos destacarem o roteiro. Então, nesse sentido, estou muito surpreso e muito feliz com a indicação de roteiro original. Eu que escrevi o roteiro.

Trajetória internacional e reconhecimento no Oscar

O Agente Secreto também acumula quatro indicações ao Oscar, incluindo as categorias de Melhor Filme, Direção de Elenco, Filme Internacional e Melhor Ator para Wagner Moura. Kleber Mendonça Filho ressaltou a importância do BAFTA como um prêmio britânico de grande prestígio, que serve como um estímulo adicional na trajetória do filme rumo ao Oscar. O BAFTA é um prêmio britânico que tem muito prestígio e, para mim, eu acho que são duas peças novas muito importantes na carreira do 'Agente Secreto' em direção ao Oscar, declarou.

Enredo e contexto do filme

A trama de O Agente Secreto se passa majoritariamente no Recife de 1977, onde Wagner Moura interpreta Marcelo/Armando, um professor que retorna à capital pernambucana fugindo de ameaças em São Paulo em busca de reencontrar seu filho. Essa ambientação histórica e emocional contribui para a profundidade narrativa que tem sido elogiada internacionalmente.

Incentivo a novos talentos no cinema brasileiro

Kleber Mendonça Filho enfatizou que a indicação ao BAFTA pelo roteiro original reforça a importância da escrita no processo cinematográfico e pode servir como um incentivo valioso para jovens aspirantes a roteiristas no Brasil. O roteiro pode ser um dos elementos mais importantes no cinema. Muitas vezes é, explicou. Eu acho que nós temos grandes roteiristas no Brasil. Acho que talvez essa indicação para o roteiro de 'O Agente Secreto' estimule muitos jovens, meninos e meninas que estão querendo começar pela primeira vez a sentar para escrever suas ideias num roteiro. E eu recomendo muito. Acho que é no roteiro que a gente começa a fazer o filme.

Sucesso de público e celebração coletiva

O diretor também expressou satisfação com os resultados de público alcançados por O Agente Secreto, tanto no Brasil quanto no exterior. Estou feliz com tudo o que está acontecendo com 'O Agente Secreto'. A gente está chegando a dois milhões de expectadores no Brasil, está passando de 400 mil expectadores na França, está indo muito bem nos Estados Unidos, quatro indicações ao Oscar, dois BAFTAS, celebrou Kleber. É um momento muito feliz e que eu quero sempre compartilhar com toda a equipe que fez o filme e todo o elenco, que, inclusive, também está indicada ao Oscar.

Essa onda de reconhecimento internacional não só coloca o cinema brasileiro em destaque, mas também inspira uma nova geração de cineastas e roteiristas a perseguir suas paixões criativas com determinação e orgulho nacional.