Especialistas acertam 34 de 35 indicações ao Oscar 2026, incluindo 'O agente secreto'
Especialistas acertam 34 de 35 indicações ao Oscar 2026

Especialistas americanos quase acertam todas as indicações ao Oscar 2026

Prever os indicados ao Oscar, escolhidos por mais de 10 mil membros da Academia de Cinema de Hollywood, é um desafio complexo, mas os especialistas monitorados pelo g1 demonstraram uma precisão impressionante para a edição de 2026. Eles acertaram 34 dos 35 concorrentes em seis categorias principais, incluindo todas as quatro indicações do filme O agente secreto.

Média de previsões de cinco veículos especializados

A análise baseou-se na média dos palpites de cinco revistas e sites americanos renomados no segmento de premiações cinematográficas: Variety, The Hollywood Reporter, Next Best Picture, Gold Derby e Awards Watch. Essas publicações não apenas previram os indicados nas categorias de Melhor Filme, Ator, Direção, Filme Internacional e Seleção de Elenco, mas também anteciparam nomeações menos óbvias.

Por exemplo, foram previstas indicações como a de F1 para Melhor Filme e de Josh Safdie, por Marty Supreme, para Melhor Direção. O único erro ocorreu na previsão de que o filme brasileiro também concorreria a Roteiro Adaptado, uma vaga que acabou ficando com Blue Moon.

Metodologia e atualizações semanais

Desde o início de 2026, o g1 tem monitorado as listas de prováveis indicados desses veículos, atribuindo pontos aos diferentes candidatos—sejam filmes ou atores—de acordo com suas posições nos rankings dos especialistas. Essa abordagem visa calcular uma média a partir das opiniões coletivas, reduzindo a margem para achismos individuais e aumentando a confiabilidade das previsões.

Até o momento, o método tem se mostrado eficaz, com gráficos que ilustram o crescimento considerável de Blue Moon na disputa. Esses gráficos serão atualizados toda quarta-feira até a cerimônia do Oscar 2026, marcada para 15 de março, permitindo acompanhar as tendências e mudanças nas apostas ao longo do tempo.