‘O Auto da Compadecida 2’ estreia na Globo em janeiro de 2026 com cenas inéditas
‘Auto da Compadecida 2’ tem data de estreia na Globo

A tão aguardada sequência do clássico brasileiro, ‘O Auto da Compadecida 2’, finalmente tem data marcada para chegar à televisão aberta. A TV Globo exibirá o filme em um formato especial, dividido em quatro episódios, com início programado para 5 de janeiro de 2026, uma segunda-feira.

Formato de série e cronograma de exibição

A atração será transmitida logo após a novela das nove, Três Graças. O primeiro capítulo vai ao ar no dia 5, e os três episódios restantes serão exibidos nos dias seguintes, até a quinta-feira, dia 8 de janeiro. Uma das grandes novidades para o público da TV aberta será a inclusão de cenas inéditas que não foram vistas nos cinemas.

Essas cenas extras vão explorar o período em que o astuto João Grilo esteve no Rio de Janeiro. Nessa trama adicional, ele interage com personagens criados especialmente para a versão televisiva, como Omar, vivido por Juliano Cazarré, e Iracema, interpretada por Luellem de Castro.

Elenco renovado e nova trama

A história se passa duas décadas após os eventos do primeiro filme. Chicó, interpretado por Selton Mello, leva uma vida tranquila no sertão nordestino, na cidade de Paranoá. Sua rotina é baseada na venda de santinhos e na repetida narração da história milagrosa de como seu amigo João Grilo morreu e ressuscitou.

Essa paz é quebrada com o retorno de João Grilo, papel de Matheus Nachtergaele, à região do Cariri Paraibano. Ele volta cheio de planos e artimanhas, pronto para agitar a vida pacata do local e se encontrar com novos e velhos conhecidos.

Novos personagens e mudanças no elenco

O elenco traz mudanças significativas e novas caras. Taís Araujo assume o papel da Compadecida, substituindo Fernanda Montenegro, que foi marcante na primeira produção. Humberto Martins vive o Coronel Ernani, um poderoso fazendeiro com ambições na política.

Entre as novas adições ao universo da história estão:

  • Clarabela (Fabiula Nascimento), filha do Coronel Ernani.
  • Antônio do Amor (Luis Miranda), um malandro carioca que chega para movimentar a cidade.

Eduardo Sterblitch interpreta Arlindo, dono da única rádio da cidade, e Enrique Diaz retorna como o já conhecido Joaquim Brejeiro.

Produção e expectativa

O filme, que é uma sequência de ‘O Auto da Compadecida’ (2000), foi escrito por Guel Arraes e João Falcão e dirigido por Guel Arraes e Flávia Lacerda. A adaptação para o formato seriado na TV Globo promete conquistar tanto os fãs saudosistas quanto um novo público, misturando o humor característico da obra original com novas aventuras e personagens.

A estreia de ‘O Auto da Compadecida 2’ na TV aberta em janeiro de 2026 é um dos grandes eventos culturais e de entretenimento já confirmados para a televisão brasileira no próximo ano, reacendendo o amor por uma das duplas mais carismáticas do cinema nacional.