Operação de limpeza avança na Praia Central
As obras de revitalização da Praia Central de Balneário Camboriú seguem em ritmo acelerado, com duas das quatro etapas de peneiramento da areia já concluídas. O trabalho, que começou na última segunda-feira (24), tem como objetivo principal retirar pedras e outros resíduos que surgiram após a movimentação de areia causada pelas obras de macrodrenagem na orla.
Quatro fases de peneiramento
De acordo com Moisés Peixoto, diretor-geral da secretaria de Obras de Balneário Camboriú, o processo de limpeza está sendo realizado em quatro etapas distintas. As duas primeiras fases ocorrem simultaneamente desde segunda-feira, utilizando uma retroescavadeira, um caminhão-caçamba e oito trabalhadores especializados.
Nesta quinta-feira (27), iniciou-se a terceira etapa, que emprega uma tecnologia mais avançada: uma escavadeira equipada com concha peneirada. Este equipamento possui uma espécie de peneira acoplada ao final do braço mecânico, permitindo capturar resíduos localizados em camadas mais profundas da areia.
"A concha peneirada é fundamental porque só retira os detritos, enquanto a areia passa por baixo. Dessa forma, quando descarregamos o material na caçamba, não levamos areia junto", explicou Peixoto.
Etapa final vem de Santos
A quarta e última fase do peneiramento está programada para começar na próxima segunda-feira (1º). Para esta etapa final, uma máquina especializada virá diretamente de Santos, em São Paulo. Segundo o diretor-geral, este equipamento realizará a sanitização da areia e removerá qualquer objeto remanescente, proporcionando um acabamento mais refinado à praia.
Os serviços de limpeza estão concentrados no trecho entre o Pontal Norte e as imediações da Avenida Alvin Bauer, abrangendo aproximadamente 1,5 mil metros de extensão e entre 50 e 70 mil metros quadrados de área.
Praia pronta para a temporada
A previsão da Secretaria de Obras é que todos os trabalhos de macrodrenagem na região Norte sejam finalizados próximo ao dia 15 de dezembro, garantindo que a Praia Central esteja totalmente disponível para os banhistas durante a temporada de verão.
Após o período de alta temporada, as obras de macrodrenagem serão retomadas em 2024, avançando do ponto onde pararam até a Rua 2000, para finalizar a parte Norte do projeto. O peneiramento da areia também será realizado nesse novo trecho.
O investimento total na obra de macrodrenagem é de R$ 53 milhões, valor que inclui os serviços de peneiramento. Até o momento, na etapa Norte já foram instaladas 5.290 blocos de concreto armado em galerias subterrâneas que se estendem por 2,4 km da região.