Estátua de Roberto Drummond é derrubada na Savassi, em BH
Estátua de escritor derrubada na Savassi, BH

Um novo ato de vandalismo atingiu o patrimônio cultural de Belo Horizonte. Nesta segunda-feira, dia 22 de abril, a estátua em homenagem ao escritor Roberto Drummond foi encontrada caída no chão da Praça da Savassi, localizada na Região Centro-Sul da capital mineira.

Detalhes do ocorrido e falta de informações

Ainda não se sabe quando ou como a imagem de bronze foi derrubada. O fato foi descoberto por moradores e registrado nas redes sociais, gerando revolta e preocupação. A reportagem do g1 Minas tentou obter mais detalhes com a Prefeitura de Belo Horizonte, mas não recebeu nenhum retorno até o momento da última atualização desta matéria.

Histórico recente de ataques a monumentos

Esta não é a primeira vez que a estátua de Roberto Drummond sofre um ataque. Em 2022, a obra, que é oficialmente reconhecida como patrimônio cultural do município, foi pichada por um homem utilizando uma lata de spray.

Naquele mesmo ano, outro monumento da cidade foi alvo de vandalismo: a estátua de Henrique Lisboa teve seus braços arrancados e os olhos pintados de vermelho. Ambas as esculturas, após os danos, precisaram ser recolhidas e passaram por um minucioso processo de restauração, sendo reinstaladas em seus locais de origem apenas em 2023.

Patrimônio cultural sob ameaça

A repetição desses incidentes coloca em foco a vulnerabilidade do patrimônio público e artístico na cidade. A estátua de Roberto Drummond é mais do que uma simples obra de arte; ela representa a memória e a homenagem a uma das figuras importantes da literatura e do jornalismo mineiro.

O caso reacende o debate sobre a necessidade de maior proteção e vigilância para os monumentos que embelezam e contam a história dos espaços públicos de Belo Horizonte, especialmente em áreas movimentadas como a Savassi.