Diretor do Iapen é exonerado após denúncia de agressão à mulher no Acre
Diretor do Iapen exonerado por agressão à mulher

O diretor operacional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Tienio Rodrigues Costa, foi exonerado do cargo após uma denúncia de agressão contra uma mulher. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial na tarde desta sexta-feira (28).

Detalhes da agressão

Conforme apurado pelo g1, o incidente ocorreu no último dia 10 de junho, em frente à residência da vítima, localizada em Rio Branco. Testemunhas relataram que o diretor se dirigiu ao local utilizando um carro oficial do Iapen e abordou a mulher, que estava em uma motocicleta.

Durante uma discussão entre ambos, quando a mulher desceu da motocicleta e encostou o braço na janela do veículo, Tienio acelerou bruscamente e saiu em disparada, causando uma queda que resultou em ferimentos por todo o corpo da vítima.

Consequências para a vítima

A mulher chegou a ficar desmaiada no local e foi socorrida por pessoas que presenciaram o ocorrido. Ela sofreu escoriações nas coxas, joelhos, antebraços, barriga e na mão direita.

Mesmo ferida, a vítima se dirigiu à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) para registrar boletim de ocorrência. Ela também foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar o exame de corpo de delito, procedimento médico-legal essencial para verificar e registrar as condições físicas.

Segundo o boletim de ocorrência, a mulher solicitou medida protetiva contra o agressor.

Posicionamento institucional e substituição

Por meio de nota oficial, o Iapen informou que colabora com as autoridades para o esclarecimento completo do caso. O instituto também destacou que o diretor operacional foi afastado do cargo até que todos os fatos apontados no processo judicial sejam devidamente esclarecidos.

Para assumir o cargo que era ocupado por Tiênio, foi nomeado Maycon Mendonça de Mesquita, conforme determinação publicada no Diário Oficial do estado.

O g1 tentou contato com Tienio Rodrigues Costa, mas ainda aguarda retorno do ex-diretor operacional do Iapen.