A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, será o ponto de encontro de um importante protesto nacional neste domingo, 7 de dezembro de 2025. O ato Mulheres Vivas – Mobilização Nacional está marcado para as 10h, em frente ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF).
Uma resposta urgente à violência de gênero
O movimento integra uma agenda nacional que tem como bandeiras a defesa da vida das mulheres, o combate à violência de gênero e a garantia de direitos. A iniciativa, que ganha força em todo o país, busca dar visibilidade ao preocupante avanço da violência contra mulheres e meninas e cobrar do poder público políticas eficazes de prevenção e proteção.
A mobilização é um convite aberto para que toda a sociedade se engaje na luta por igualdade, segurança e dignidade. Os números recentes mostram que a causa não pode esperar.
Os dados alarmantes por trás da mobilização
Estatísticas de 2024 reforçam a extrema urgência do tema. O Brasil registrou 1.450 feminicídios no ano, um número que equivale a quase quatro mulheres assassinadas por dia, simplesmente por serem mulheres. A maioria esmagadora desses crimes ocorre no ambiente doméstico, com agressores sendo companheiros ou ex-companheiros das vítimas, escancarando a gravidade da violência doméstica.
Outro dado chocante é o perfil das vítimas: a maioria tinha entre 18 e 44 anos. São vidas jovens, interrompidas de forma brutal, deixando famílias destruídas e projetos futuros cancelados.
Programação e convocação para domingo
O ato em Nova Friburgo promove uma programação diversa para reflexão e protesto. Estão previstas falas públicas, apresentações culturais, intervenções simbólicas e a leitura de uma carta coletiva, que deve sintetizar as principais reivindicações do movimento.
A organização, liderada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nova Friburgo, enfatiza que a participação é aberta a todos e todas que desejam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e, acima de tudo, livre de violência.
Serviço – Ato Mulheres Vivas:
- Data: Domingo, 7 de dezembro de 2025
- Horário: 10h
- Local: Em frente ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF)
- Acesso: Livre e aberto ao público