Ex-policial condenado a 13 anos por estupro de vulnerável é preso em Goiás
Ex-policial preso por estupro de vulnerável em Goiás

Ex-policial é capturado após meses foragido da Justiça

O ex-policial civil Gelasio Franco Filho, de 63 anos, foi preso nesta sexta-feira (7) na cidade de Petrolina de Goiás. A captura ocorreu através de uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, pondo fim à fuga do condenado que durava desde outubro.

Gelasio havia sido condenado a 13 anos e 6 meses de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. A sentença já havia transitado em julgado, mas o ex-agente conseguiu evitar a prisão até esta sexta-feira.

Condenação por crimes contra menores

De acordo com as investigações, o ex-policial foi condenado por abusar sexualmente de quatro vítimas, sendo que todas eram menores de idade na época dos crimes. O processo teve início em 2015, quando o Ministério Público ofereceu a denúncia contra Franco Filho.

Após o trânsito em julgado da sentença, a Justiça decretou a prisão definitiva do condenado. No entanto, ele conseguiu fugir e permaneceu foragido por meses, até ser localizado pela inteligência policial na região de Petrolina.

Inclusão na lista vermelha da Interpol

Em decisão assinada no dia 22 de outubro de 2025, o juiz Liciomar Fernandes da Silva, da 4ª Vara Criminal de Goiânia, determinou a inclusão do nome de Gelasio Franco Filho na lista vermelha da Interpol. A medida foi tomada devido ao risco de que o sentenciado deixasse o país para escapar da Justiça brasileira.

O magistrado destacou em seu despacho que, apesar da condenação já ter transitado em julgado, o acusado encontrava-se foragido, tornando necessária a inclusão do mandado de prisão no sistema internacional da Interpol.

A decisão judicial foi encaminhada ao Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal, órgão responsável por efetivar a inclusão de procurados no sistema internacional. Entretanto, até a última atualização desta matéria, o nome do ex-policial não constava publicamente na lista vermelha da organização policial global.

Operação de inteligência resulta em prisão

O delegado Humberto Teófilo, responsável pela ação que prendeu o foragido, explicou que a captura foi resultado de um trabalho de inteligência e cooperação entre as forças de segurança. "Recebemos informações de que ele estava escondido na região de Petrolina e, com apoio da Polícia Militar, conseguimos cumprir o mandado de prisão", afirmou o delegado.

A reportagem do g1 tentou contato com a defesa de Gelasio Franco Filho, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. O caso continua sob acompanhamento das autoridades judiciárias para garantir o cumprimento integral da pena.