Jovem de 19 anos confessa assassinato de idoso para roubar aposentadoria em Janaúba
Jovem confessa assassinato de idoso para roubar aposentadoria

Um crime chocante abalou a zona rural de Janaúba, em Minas Gerais. Um jovem de 19 anos confessou ter assassinado um idoso de 70 anos com o objetivo de roubar o valor de sua aposentadoria. O suspeito foi preso e, nesta segunda-feira (12), foi formalmente encaminhado ao sistema prisional, conforme confirmação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ao g1.

Detalhes do crime brutal

A tragédia começou a ser desvendada na última sexta-feira (9), quando a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência no povoado Jacaré Grande. Um cadáver foi encontrado em um matagal, parcialmente coberto por uma rede de descanso. A vítima era o idoso de 70 anos.

A perícia da PCMG, ao analisar o local, constatou de forma preliminar que o homem apresentava cortes no rosto, afundamento do crânio e sinais de abrasão nas costas. Em seguida, os investigadores foram até a residência da vítima, onde encontraram uma poça de sangue. As evidências levaram à conclusão de que o crime ocorreu dentro da casa e que o corpo foi arrastado para os fundos do terreno.

A investigação e a prisão do suspeito

Durante as investigações, os policiais obtiveram informações que apontavam para um suspeito e para o motivo do crime: o roubo do benefício da aposentadoria. Os militares seguiram então para a propriedade dos avós do jovem, onde o localizaram.

No bolso do homem de 19 anos, foram encontrados um celular e a quantia de R$ 740 em dinheiro. Questionado, ele deu versões contraditórias e não soube explicar a origem do valor. Uma busca em seu quarto resultou na apreensão do aparelho telefônico pertencente ao idoso.

Diante das evidências, o jovem confessou o crime. Ele relatou que foi até a casa da vítima portando uma ferramenta usada para esticar arame e a golpeou diversas vezes. Após o assassinato, roubou R$ 750. O acusado ainda disse que, momentos antes do crime, o idoso esteve na casa de seu avô e comentou que havia recebido o pagamento da aposentadoria.

Passado e novas prisões

De acordo com a PCMG, o jovem de 19 anos não possuía passagens criminais anteriores, mas era investigado por um episódio em 2024, quando ainda era adolescente: ele teria disparado uma arma de fogo contra a casa de um policial militar.

Após ser preso em flagrante pelo homicídio, ele foi conduzido à delegacia. Durante buscas realizadas no imóvel de seus avós, os policiais apreenderam uma espingarda. O avô do acusado informou que a arma era sua e, por isso, foi preso por posse ilegal de arma de fogo.

O caso segue sob a responsabilidade da Polícia Civil, e o jovem confessor aguarda as próximas etapas do processo legal no sistema prisional.