Conselho de Ética do União Brasil recomenda expulsão de ministro
O Conselho de Ética do União Brasil tomou uma decisão histórica nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, ao recomendar a expulsão do ministro do Turismo do governo Lula, Celso Sabino. A reunião, que contou com a presença do próprio ministro acompanhado de seu advogado, analisou pedidos relacionados à conduta do político.
Decisão unânime e intervenção no Pará
Por unanimidade, os conselheiros votaram a favor da expulsão de Celso Sabino, que terá sua filiação partidária cancelada. Além disso, o conselho decidiu por dissolver o diretório do União Brasil no Pará, do qual Sabino era presidente, e nomear uma comissão provisória para assumir o comando do núcleo regional.
Em nota publicada nas redes sociais, o partido confirmou: "Por unanimidade, os conselheiros opinaram pelo deferimento da intervenção do diretório regional do União Brasil no Pará com dissolução da Executiva local e nomeação de comissão provisória e também pela expulsão com cancelamento de filiação partidária de Celso Sabino".
Próximos passos e posicionamento
A direção nacional do União Brasil realizará uma nova reunião para ratificar a decisão do Conselho de Ética, que deve acontecer até o dia 8 de dezembro. Até o momento, o ministro Celso Sabino foi procurado pela reportagem, mas não se manifestou sobre a decisão, mantendo-se o espaço aberto para eventual posicionamento.